sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Olá Edyta

Como não tirámos fotos hoje e sabemos que o post está longo demais, pusémos fotos aleatórias para torná-lo menos aborrecido! =D
Então hoje o dia começou com a aula de polaco de manhãzinha. Pelas 9:30 já estávamos na sala a ser intensamente questionados pela professora. Como eu estava cheio de sono achei a aula muito gira. Quando ela me perguntava coisas que eu não sabia, limitava-me a rir e dizer que não sabia :P Depois disso morfámos um precel e fomos os dois para a Universidade. Eu fui para as vocalizações e hoje finalmente comecei a analizar o reportório da passarada.
(teoria adiante, quem não quiser saber mais sobre vocalizações é favor ignorar este parágrafo que se segue)
TEORIA: cada indivíduo pode cantar muitas canções diferentes (e em algumas espécies esse número pode ser considerado quase infinito, ah grandes DJs!) mas o número de elementos que a ave sabe misturar não varia (na teoria, já que há passarada que aprende elementos novos ao longo da vida, melros por exemplo :p) por isso, apesar de a ave poder misturar diferentes elementos e assim criar canções diferentes, continua a ter um número fixo de peças com as quais pode jogar. A este número fixo de peças chamamos o reportório do bixo.
Claro que isto é muito giro de analizar mas o que já não é giro é estar a analizar centenas de canções, cada uma com uns 7 ou 8 elementos que podem ser sempre diferentes e quando não são, tenho que me lembrar onde raio é que já ouvi aquilo porque se não conto como um elemento novo quando não o é! Ah! e isto tudo é só para um passaroco e eu tenho 26 machos no total lol Mas não deixa de ser muito giro claro!! XD
O meu dia foi terrível, como ele disse, a aula foi bem de manhã e fomos abalrroados com perguntas em polaco, nós não tínhamos estudado e com o sono que tínhamos, digamos que a aula para mim correu bastante mal! De seguida, voltei a tentar “descascar” as raízes para sacar as ectomicorrízas da superfície das raízes... Ora bem, tendo em conta que não sei bem perceber quais as raízes com e sem micorrizas, nem percebo quais são os morfo-tipos, tendo também em conta que qualquer pinça de pontas finas esmaga completamente as mini-raízes e que no microscópio não consigo identificar células (era suposto identificar os tipos de células dos diferentes morfo-tipos ao microscópio, para ir percebendo as diferenças entre espécies...). Acrescentando o facto de estar cheia de sono, podemos concluir que foi um trabalho muito mau de se fazer. O que eu fiz passada meia-hora de tentativas sem sucesso foi pegar nas minhas coisinhas, e ir para o gabinete estudar ectomicorrizas!

Depois fomos encontrar-nos com uma rapariga chamado Edyta que a Patrícia conheceu através da Paulina uma das colegas lá do laboratório. A Edyta fez Erasmus em Coimbra o semestre passado e estava com saudades de falar português por isso é que fomos convocados para lidar com esses assuntos. Depois de a apanharmos à frente da igreja na praça central fomos para um bar que em português chamar-se-ía A Vaca Sagrada e está situado numa das ruas principais de Cracóvia mas é mais um daqueles segredos que só sabe quem já foi convidado por um amigo a entrar lá. Para chegar ao bar é preciso entrar por um corredor nada convidativo e depois descer várias escadas até uma cave em pedra e tijolo aparentemente super antiga. O ambiente lá era muito acolhedor, intensamente perfumado com incenso. Bebemos um cházito numas tigelinhas em barro e falámos da vida em Cracóvia e em Coimbra, das diferenças e semelhanças. Foi bom.

Miejsce Polska

A Edyta contou-nos que por o ensino na Polónia ser gratuito, há pessoas que no fim de tirarem o primeiro curso, continuam os estudos tirando outro curso. Isto faz sentido porque é muito frequente por estas paragens haver o preço normal e o preço para estudante, bem mais barato que o normal claro. Para mim pareceu-me ideal o ensino ser grátis, mas depois ela mostrou um lado mau que eu não tinha visto que é as pessoas não se sentirem obrigadas a ir às aulas ou a estudar porque não perdem nada (dinheiro isto é) com isso. Não há investimento monetário nenhum e visto assim até faz sentido. Talvez o melhor seria haver um custo embora que reduzido para agradar a gregos e a troianos.

Pensamento do Dia: "In conclusion, there are many strange things happening in the soil" Isto é o que está escrito no final de um capítulo do livro que eu ando a ler sobre micorrizas...

3 comentários:

  1. Muito interessante o estudo dos cânticos!! Vou ter de fazer isso com a linguagem dos finhos mas ao contrário dos passarocos que têm 7-8 elementos do reportório, eles devem ter montes deles! Felismente vou ter muito tempo pra ver disso =P

    ResponderEliminar
  2. Ui! tás tramado com os golfinhos! :P Eu por acaso quando estou a fazer isto com a passarada penso que com golfinhos deve ser muito mais difícil a não ser que te foques em algum tipo de vocalização mais frequente ou que possas manipular. por exemplo fazer o que se faz com a passarada nas gaiolas que é mandar vocalizações gravadas e analizar o comportamento de resposta do passaroco e assim descobrir o que a vocalização queria dizer!

    ResponderEliminar
  3. É verdade..há muita coisa a passar-se no solo!

    ResponderEliminar