domingo, 25 de outubro de 2009

Conhecendo melhor a cozinha Polaca

Hoje fomos almoçar a um restaurante verdadeiramente polaco com a Wioleta. Provámos tudo e mais alguma coisa entre as quais umas couves recheadas com carne e arroz, cogumelos fritos, sopa de tomate, enfim, a ideia foi mesmo experimentar tudo e mais alguma coisa e acho que cumprimos a missão. Depois disso fomos conhecer o Collegium Maius, o tal edifício super antigo e importante da universidade que nos acolheu. O giro é que quando lá chegámos estava perfeito para tirar uma fotografia de grupo usando o tripé mas mal comecei a desmontar o equipamento, veio um segurança dizer que não podia tirar fotografia usando o tripé! Ou seja, eu podia fotografar à vontade mas não podia era usar o tripé lol Depois fui lá com a Wioleta perguntar o porquê daquilo e foi-nos dito que era porque era considerada fotografia profissional se usasse tripé e para isso precisaria de autorização do reitor! Enfim, não tirámos fotografia nenhuma e fomos mostrar mais uma parte da universidade. No jardim despedimo-nos da Wioleta e ficámos por lá a admirar as gralhas que chegam aos milhates, todas as tardes, aos jardins do centro! É um espetáculo digno de se ver não só a chegada como o sítio por onde elas passam porque é um corredor fixo, é só estar lá e vê-las passar!
Depois fomos a uma cafetaria a sério, ou seja, um sítio especialmente antigo e conhecido que não precisa de publicidade porque é conhecido só pela sua qualidade. Lá dentro tem uma decoração muito própria, com imensas cafeteiras em prateleiras a cercar as várias salinhas. A ementa mais parecia um livro com café de todo o lado, de todos os sabores e servido de todas as formas! Eu pedi chocolate quente lol.
Depois no caminho para o hotel em que a minha mãe está instalada passámos por um dos muitos músicos da rua Florianska, uma das mais conhecidas de Cracóvia. Este miudo tocava mesmo muito bem e dedilhava com imensa perícia e confiança!
Miejsce Polska
Aqui levam a publicidade mesmo a sério e esta deve ser uma das coisas mais extremas disso.
Pensamento do Dia: Bem pessoas.... venho desta forma informar que afinal a forma correcta não é nem precel nem precle lol. Afinal a primeira é apenas a forma no singular e a segunda é a forma no plural! Malditos precle.

2 comentários:

  1. bem isso do Pretzel ou Precel ou afinal Precle ou lá o que é.. tá complicado de acertarem com o nome ah? xD

    força ai!

    aqui chuva nem vê-la!?

    ResponderEliminar
  2. pois estou a ver que a menina está mas é na boa vida só passeio ....só passeio e essa investigação como vai? o que mais descobriste sobre a cebolinha?

    ResponderEliminar