quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Hoje não há título

Ora bem, finalmente hoje acabei de analisar as preparações das raízes, mas a minha orientadora não me dá descanso! Já comecei a analisar as raízes que recolhemos ontem, a ideia é encontrar vários morfo-tipos de ectomicorrizas, de modo a compreender diferenças entre elas e aprender a identificá-las. Para quem não sabe, as ectomicorrizas são um tipo de micorrizas que formam uma “luvinha” à volta da raíz da planta, e a minha função é “descascar” a raíz, ou seja, retirar a ectomicorriza da raiz para poder analizá-la ao microscópio. Foi um trabalho bastante inglório! Imaginem descascar uma raíz mínúscula com uma pinça e uma agulha, o resultado? Puré de raíz! Cada vez que tentava pegar numa raíz com a pinça, a dita ficava toda esmagada, não saíu nada de jeito, mas bom, amanhã há mais!

Já eu estive a rever todos os ficheiros que já tinha analizado porque comecei a ver a canção do melro com outros olhos e por isso ficou mais claro quando é que se considera que uma canção começa e a acaba. O jantar cá pela resi foi vegetariano. A Patrícia foi à net procurar uma receita que tivesse os ingredientes que estavam no nosso frigorífico e saíu o que cozinhámos para o jantar. Era alho com tomate maduro para dar o molhinho mais cenoura às rodelas, couve lombarda às tiras, cogumelos e arroz para acompanhar. Estava muito bom e enquanto comiamos alguém bate à porta e era nada mais nada menos que o "senhor do curdistão"! Obviamente que pedimos que ele entrasse e ele, vendo que nós também estávamos calçados, lá entrou (sem se descalçar isto é). Então falámos com ele e parece que ele está a ter uns problemas porque está a tirar o doutoramento e ninguém o ajuda com isso. A investigação dele (se bem percebi) centra-se em analisar sedimentos do Quaternário para procurar uns indicadores de que o solo seja bom para agricultura ou até extração de minério ou algo assim mais para o valioso. A meio da conversa lá lhe perguntei o nome e, para não haver esquecimentos, pedi para ele escrever num postip. Chama-se Zijad Elias e escreveu também o email dele.
Enquanto faláva com ele fui me apercebendo que temos muita sorte em estarmos aqui, na Europa porque ele não se cansava de repetir que agora que estava na Europa tinha que aproveitar porque só tinha 4 anos para o projecto dele e que se não corresse bem ía ter problemas.
Entretanto ele viu que eu tinha o Google Earth aberto algures na região do Mar Negro e foi rapidamente apontar a terra onde ele tinha nascido que afinal não era nada Curdistão mas sim Iraque. (Curdistão parece que afinal era o amigo dele!) Então no meio do que para nós era deserto até perder de vista, ele lá encontrou a cidade onde estava a Universidade dele e mais à esquerda a terra onde nascera.
Ficou combinado irmos tomar um chá ou algo do género com ele no Sábado.
Miejsce Polska
Não sei se se percebe a dimensão do corredor (que na primeira fotografia vai de uma ponta à outra) mas todos os pontinhos que se vêm são gralhas na sua migração diária em direcção aos jardins que cercam o centro. Aí elas abrigam-se para passar a noite.
Pensamento do Dia:

O senhor do Curdistão morreu...

... e das suas cinzas nasceu Ziyad Elias, o senhor do Iraque!!

7 comentários:

  1. ASSUSTEI-ME qdo li q o sr do Curdistão tinha morrido. ._. mesmo.

    Estamos com um tempo estúpido para quase-Novembro. Ora está sol, ora está um bocadinho nublado... não chove.. hj esteve um cibo de vento.

    Enfim, uma treta. (sim, apeteceu-me falar do tempo)

    ResponderEliminar
  2. yah a Cátia tem razão.. uma treta de tempo para Novembro.. já me estou a ver a andar por ai em Dezembro de calções.. a única cena q muda para o Verão é eu não andar agr mt de chinelos na rua loool

    mas afinal ele foi falar c vcs para k? lol

    p.s tb me assustei uma beca qdo li "O senhor do Curdistão morreu..." LOL!

    ResponderEliminar
  3. É verdade, eu que sou friorento ainda ando de T-shirt e nem comprei lâmpada térmica para a Tixa, tá 1 tempo optimo!

    Pois por q o Sr. morreu está um pouco agressivo à 1ª leitura =P

    O Pio nunca viu tanta gralha na vida!

    ResponderEliminar
  4. Caro Noise, o Ziyad Elias anda no mesmo edifício que nós, e cruzei-me com ele por duas vezes por lá, e ele disse que gostaria de se encontrar connosco, e eu aproveitei para lhe dizer que ele se tinha esquecido de uma toalha na varanda. Ele ontem veio visitar uns amigos aqui da residência (estavam numa party), e ele aproveitou e veio fazer-nos uma visitinha! ;)

    ResponderEliminar
  5. Nem o Pio nem eu!! LOOL é migrações de gralhas todos os dias, e vêm de todo o lado! Quando começa a escurecer (lá por volta das 16h30!!)

    ResponderEliminar
  6. LOL amei o pensamento do dia :P

    ResponderEliminar
  7. Ah! haja alguém que perceba o meu sentido de humor negro! É assim mesmo Sus ;)

    ResponderEliminar