quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Vamos aprender polaco!

Observei micorrizas pela manhã. Sim, passei a manhã a observar e identificar micorrizas, e é bom que me habitue a elas, pois isto promete continuar por algum tempo! Almoçamos na faculdade, e para dizer a verdade, a única parte interessante do dia resumiu-se à nossa primeira "aula" de polaco. Digo "aula" porque não foi uma aula a sério, foi apenas uma aula de apresentação (apresentação... Hum, a professora dizia o nosso nome com pronúncia polaca e nós levantavamos o braço para dizer de que país somos, nada mais!) e para a escolha do horário. Foi difícil escolher um horário! Todos os nossos colegas tinham horários opostos, quando todos podiam, havia sempre um que tinha uma aula algures! Quer dizer, a verdade é que os espanhóis da nossa turma querem borga à noite, e de manhã não querem aulas, por isso o horário que temos ficou uma bela desgraça, e estamos seriamente a pensar mudar de turma caso o horário se mantenha assim!

Outro motivo para mudar de turma que a Patrícia não disse é que realmente a nossa turma tinha uma taxa muito elevada de espanhóis, o que não tem nada de mal obviamente! A coisa é que espanhois é quase como se fossem portugueses, sabe muito a casa e nós queríamos era conhecer malta completamente diferente tipo Noruegueses ou Japoneses! Sei lá, malta realmente diferente! Por isso era muito fixe se conseguissemos uma turma como a que queremos!

Já o meu dia resumiu-se a tentar decifrar vocalizações especialmente curiosas porque começavam sempre com um macho a cantar e logo a seguir outro macho começava a cantar por cima dele. Resultado: Uma trapalhada de formas no sonograma mas não deixa de ser interessante observar uma forma de territorialidade só através de registo de vocalizações! Eu tenho determinado o song rate através de nº de canções por minuto mas vou aceitar uma dica da Joanna que é para usar em vez disso, segundos de canção em cada minuto. Podem parecer quase iguais mas a verdade é que no meu método tanto faz se as canções são longas ou curtas e no dela temos uma ideia do tamanho da canção, que quando grande, será preferido pelas fêmeas, essas criaturinhas que orientam a Evolução!

Entretanto viémos para casa porque a Patrícia encontrou o nosso antigo vizinho, o "senhor do curdistão" , nos corredores da Universidade e combinou com ele encontrarmo-nos todos aqui na residência. Então viémos para a residência de propósito para nos encontrarmos com ele às 17h e ele acabou por nos deixar pendurados!

Na hora de fazer o jantar reencontrámo-nos com o Taras, o Ucraniano super simpático que cozinha muito bem, imensa comida saudável e conhecemos o Sergei, um russo que está cá a estudar história. Ele parece que só vai poder estar na Polónia 3 meses por causa de um visto que é preciso adquirir no final desse período e que ele não deve arranjar. Entretanto há-de ir a Varsóvia, a capital, antes de voltar para casa. Outra coisa que ficámos a saber foi que os Ucranianos aprendem todos a falar russo por isso o Taras não teve problemas em meter conversa com o Sergei enquanto nós tratávamos do nosso esparguete à bolonhesa!

Miejsce Polska

Ora nos Tram polacos não se pode andar de patins, fumar, tocar trompete, comer gelado, comer hamburgueres com refrigerantes e não podem andar cães sem açaime.

Pensamento do Dia: Afinal há uma vantagem em trabalhar todo o dia ao microscópio! Podemos adormecer sem ninguém se aperceber! Os olhos fechados encostados à ocular dão apoio à cabeça, é do melhor! Qualquer bom biólogo deveria ter a sua sesta ao microscópio! =D

4 comentários:

  1. :O o sr. do curdistão é evil.

    AMEI o pensamento do dia.. tenho de ver se passo a fazer coisas ao microscópio pra testar isso. xD

    ResponderEliminar
  2. vão aprender polaco?:o

    porque querem ou precisam de aprender? lol

    beijo e abraço!

    p.s tudo bem escrito sem abreviaturas para os vossos amigos polacos perceberem:p eheh

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo barulhento, ora que sentido faz vivermos na Polónia durante 5 ou 6 meses e sairmos daqui sem saber o mínimo de polaco? Fazemos questão de aprender o máximo que pudermos enquanto cá estivermos! ;)
    Quando aprendermos a dizer qualquer coisa de jeito, fazemos um vídeo! Mas ainda não sabemos dizer nada que valha a pena! =P

    ResponderEliminar
  4. só fiquei surpreendido porque não sabia né:p mas sim faz sentido.. e também queria saber se era por obrigação ou por gosto lol

    ResponderEliminar