sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A minha mãe está cá!

Hoje pelas 9h30 já estavamos na nossa aula de polaco, mais uma vez éramos quatro: nós os dois, a Anabel e a professora, que nos avisou que a turma acabaria caso se mantivessem apenas 3 alunos! Esperemos que isso não aconteça, pois a professora é óptima e o horário perfeito! Depois da aula comemos um pretzel para matar a fome, eu fui para a faculdade e o Pio foi buscar a mãe ao aeroporto.
Hoje fartei-me de trabalhar no laboratório, para além das observações micorrízicas fui convidada a ir assistir ao trabalho que a Katarzyna está a fazer. Muito interessante, ela adora fungos, e basicamente esteve a inoculá-los e depois identificá-los. Os fungos vieram directamente da Áustria, de uma zona imensamente poluída, e são fungos que ajudam as plantas a sobreviver nessas condições hostis. Muito interessante! Após isto, fui ter com o Pio e com a mãe dele ao Galeria Krakowska, o Centro Comercial cá do sítio, e depois demos uma voltinha pelo centro e demos-lhe a conhecer algumas das zonas mais emblemáticas da cidade velha.

(Nenhuma das fotos foi tirada hoje)

Miejsce Polska Já falamos em precels, mas penso que ainda não explicamos o que são! Bom, para começar há que dizer que há um conflito entre os habitantes de Cracóvia devido ao nome atribuído a esta iguaria, uns chamam-lhe precel (lê-se pretzel, por isso é que está mal escrito nos outros posts!)e outros chamam-lhe obwarzanek. Nós chamamos-lhe pretzel porque é mais fácil pronunciar (faz lembrar o brezen alemão). Os pretzels são uma espécie de pão em forma de argola, com vários sabores: existe o precel z makiem (precel com sementes de papoila), precel z sezamem (com sementes de sésamo), precel z solą (precel com sal), precel serowy (precel com queijo por cima) e precel pikantny (precel com picante). Existem barraquinhas por toda a cidade a vender estes deliciosos precels! Vendem-se normalmente por 1,30 zł, uma verdadeira pechincha!

(A foto não é minha. Biba o google)

Pensamento do dia: Dizem que amanhã faço anos.

7 comentários:

  1. Muitos Parabéns Pio!! Que excelente forma de passar um aniversário!!

    Beijinhos, divirtam-se! ;)

    ResponderEliminar
  2. Ora então PARABENS PIO! espero que passem um bom dia por terras polacas :D

    Tenho andado a acompanhar o blog e devo dizer que partilho a vossa magoa pelo mau peixe (same here!...), pelo frio e pela falta de sol.

    Fico contente por se estarem a adaptar bem e por já terem conhecido pessoal fixe (tenho a certeza que vão conhecer muitos mais) ah, e pelos vosso projectos :)
    Pio, tenho de te mandar umas fotos de uns corvos esquisitissimos que andam por aqui...

    Um abraço e boa sorte!

    joão frade

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao Pio!!! Chegou a prenda de bom tempo para o passeio de balão?? Eu mandei-a! não quero saber, agora só espero que tenha chegado hoje =P

    ResponderEliminar
  4. Correndo o risco certo de copiar os outros...
    PARABENS!!!!
    Tenho estado algo ausente do vosso blog mas principalmente hoje não podia falhar!!
    Estou feliz por todas as coisas que vcs têm contado, parece e certamente está a ser maravilhoso!
    Um bjo grande para vcs, para ti especialmente Pio como não podia deixar de ser ^^

    PS: Houve viagem de balão? O sol estava cá, espero que aí também =)

    ResponderEliminar
  5. MUITÍSSIMO OBRIGADO A TODOS!!! =D
    Sim manda fotos de gralhas que eu agradeço, João! Não chegou a haver viagem de balão mas não tem mal. O bom tempo infelizmente ainda não chegou cá mas se mandas-te há-de chegar lol (dizem que amanhã já não chove por isso deve ser o presente a chegar :P)

    ResponderEliminar