quinta-feira, 8 de outubro de 2009

De volta a Cracóvia, a Saga da Net Continua.

Para começar queremos pedir desculpas por não termos publicado nada antes, mas juramos que a culpa não foi nossa! Domingo à noite regressamos de Zakopane, e infelizmente não conseguimos apanhar Net no edifício da residência. Como estávamos cansados e era tarde, não insistimos e fomo-nos deitar! Porém ontem e anteontem voltamos a não conseguir ter Net no edifício, nem no bar, e por isso não nos foi possível publicar nada! Por isso hoje publicamos o post que já devia ter sido publicado! Quanto a domingo, o dia resumiu-se a uma caminhada até ao lago Morskie Oko, e fica aqui uma foto como prova!
Segunda-Feira
Hoje o dia começou cedo, ambos combinamos estar com os nossos orientadores de projecto no Instituto de Ciências Ambientais. Conheci finalmente a minha orientadora, Katarzyna Turnau, trabalha com Micorrizas, Micorrizas e… Micorrizas! Fiquei um pouco assustada a início, pois fiquei marcada com o último projecto em que trabalhei, onde era suposto trabalhar com plantas e praticamente não as vi! Apesar de todos os projectos que ela me apresentou estarem relacionados com micorrizas, ela perguntou-me o que eu gostaria de fazer no futuro, ao que eu respondi que gostaria de trabalhar com plantas medicinais. Com isto, ela apresentou-me então um projecto que consiste em avaliar as variações na produção de vitamina C em variedades de Allium cepa (cebola), uns com micorrizas e outros sem, de modo a ver qual dos tratamentos é mais eficaz. Segundo ela, por vezes as micorrizas podem alterar a produção de certos compostos em certas plantas. O projecto parece interessante, espero obter resultados! Entretanto já me apresentaram a elementos do grupo, já me deram a chave do meu gabinete (ah pois!!) e comecei já a trabalhar!
Depois, fomos almoçar e, com a tarde livre, decidimos insistir com a administração da residência para nos darem um frigorífico. Qual não foi o nosso espanto quando de facto nos disseram logo que sim, como ainda nos vieram traze-lo ao quarto (melhor era impossível!). Aproveitámos a onda de sorte e tentámos resolver o problema de não termos Net no quarto, deram-nos um switch e dois cabos para ligarmos aos computadores, mas infelizmente os papelinhos com os códigos ainda não estavam prontos, e por isso continuamos infelizmente sem Net!! Depois disto fomos comprar coisas “estragáveis” que se possam por no frigorífico (finalmente comida saudável! :D) Aqui nenhum supermercado oferece sacos para as compras, e quando fomos às compras esquecemo-nos de levar sacos de casa. O problema é que decidimos ir ao centro da cidade fazer as nossas compras e viemos carregadíssimos (só compramos dois sacos, que forretas!) sempre com medo que algum deles rebentasse!
Terça-Feira
A Net anda contra nós e hoje passei o dia todo mais a Joanna (uma doutorada que anda a ajudar-me com as vocalizações) a tentar conseguir ter Net aqui no Campus. Passados imensos telefonemas lá consegui ter um email que é pequenino e simples: joaopedro.fernandes_das_neves_pio@uj.edu.pl. Pois, é gigantesco mas não podia ser mais pequeno e o giro é que era preciso meter isto como username para ter Net e no fim vai-se a ver e não funciona! (Mas perguntam vocês… então se não tens Net como estás a mandar isto? Pois é. Estou aqui a vampirizar completamente um computador inocente que estava na sala dos alunos. Estou a roubar-lhe tanto a net como a electricidade, pobre coitado.) Mas de volta à passarada. Este é o aspecto das coisas que eu vou estar a analisar todo este tempo:
É um sonagrama de um cântico de melro. A ideia é ver se os machos com os melhores cânticos também são os mesmos com mais ovos no ninho ou com ovos maiores ou com menos ovos de outros machos no próprio ninho, etc etc… Ainda não sei como se vê se um macho é “melhor” que outro só pela sua canção mas tenho lido que as fêmeas gostam de machos que cantam mais alto, (ou seja são maiores e mais fortes que os que cantam mais baixo) que cantam canções mais variadas e não estão sempre ali a repetir a mesma coisa e que usam uns sons que se chamam curiosamente de sílabas sexys que por serem tão difíceis de cantar, indicam a boa qualidade do macho que as conseguiu fazer bem! Bem pelo menos tudo isto existe em canários lol vamos a ver se os melros também têm disto!
Quarta-Feira
Foi-nos dito de manhã na recepção (as tais senhoras que só nos apetece estrangulá-las) que, mais uma vez, não sabiam como nos ajudar com a Net e que não sabiam e não sabiam que não sabiam e que devíamos ir chatear outros (não por estas palavras claro) e que o “técnico da internet” que nunca mais nos mandou os papeis para podermos ter Net, estaria hoje, quarta-feira, Wednesday para ela, das 12 às 14, na sala dele a atender os queixosos. Ao saber isto fomos para a Universidade cientes que teríamos que voltar por volta dessas horas só para ver se tínhamos alguma hipótese de ter Net finalmente. Demorámos cerca de hora e meia só para conseguir chegar à Universidade porque o trânsito hoje está caótico e quando voltámos finalmente à Residência, falamos com a mulher da Recepção e ela diz-nos assim: “Ah não, o homem da internet não está cá hoje, só está cá amanhã…” Ou seja, trocou quinta-feira com quarta-feira e fizemos o caminho todo de volta para nada!!! Enfim. Amanhã pode ser que ele esteja lá e que não seja na sexta e pode ser que a porta dele não esteja trancada e pode ser que ele fale inglês e quem sabe até que consiga ligar-nos a Net! Se houve uma coisa que aprendemos por aqui foi que há coisas que correm mal que nunca nos passaria pela cabeça que fossem sequer possíveis!
Odstęp Polska Dentro do autocarro, quando existe um lugar vazio, os polacos têm imensa relutância em sentar-se nele! É estranho porque não é raro ver imensa gente de pé e uma data de lugares vazios e o pior é que não só não se sentam como formam uma barreira a seja quem for que se queira lá sentar! Mas já observámos que os idosos têm livre acesso a esses lugares o que nos levou a crer que, por não existirem lugares reservados assinalados, todo o autocarro é um grande lugar reservado aos idosos e por isso ninguém quer se sentar, não vá aparecer algum! Pensamento do dia: Se uma "senhora da recepção" vos disser que podem voltar na quarta-feira, é melhor terem a certeza que ela sabe o que está a dizer, ou seja, que não vos está a mentir e para terem a certeza que ela não se enganou na palavra, apontem para um calendário qualquer! As senhoras da recepção são pessoas confusas...

2 comentários:

  1. Tava a ver que tinham sido comidos por um urso da montanha!

    O Xor Pio que aprenda tudo o que há para saber de sonogramas q será requesitado para dar explicações disso! =P

    Tou a ver que com tanto projecto ainda acaba em paper

    ResponderEliminar
  2. Tenho seguido as vossas peripécias de perto :P Sempre ficam com histórias para os netinhos :P :P

    Bem as cebolas não são a coisa mais linda do mundo, mas ainda assim o projecto parece interessante. Ah! e tenho a dizer que acho mal darem um gabinete aí qnd aqui nng quer dar nada ao nebulis lol

    O trabalho dos passarocos também parece giro, do género se é o pavarotti que saca as miudas todas ou se pode ser um cebola mol e mm assim arranjares umas garinas :P

    Entretanto boa sorte para a quest da net!
    Cá estarei amanhã ;)
    PS o vosso farmville sofre com a vossa ausência lol

    ResponderEliminar