quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Saída de campo e despedida

A nossa casa de banho está com um terrível odor a vomitado! Acreditem que um quadradinho daquele tamanho sem arejamento e a cheirar fortemente a vomitado não é agradável, mas enfim... Vamos falar de coisas mais agradáveis! Hoje enquanto trabalhava nas minhas infinitas micorrizas, perguntaram-me se queria ir ao campo acompanhá-las. Eu não sabia bem o que iria fazer, mas é lógico que aceitei! Fomos as 4 no carro da Katarzyna (Katarzyna, eu, a Paulina e a Kasia) e depois de cerca de 45 minutos de viagem chegámos à zona industrial, onde supostamente apenas crescem plantas com ajuda de micorrizas. Praticamente todas as plantas, desde as herbáceas às árvores de grande porte foram introduzidas por elas naquele local (sempre colonizadas por micorrizas, claro!). Escavamos, recolhemos raízes, raízes e raízes. Não posso dizer que foi divertido, mas foi engraçado, deu para falar mais com as minhas colegas e pôr-me à vontade com elas (no laboratório ninguém fala!). Depois fomos procurar orquídeas especiais, mas sem sucesso, devido à época do ano, paciência! Contudo, no caminho de volta vimos Viscum album, uma planta parasita do xilema de outras árvores. Nunca tinha visto ao vivo e é tal e qual como imaginava: umas bolas verdes e grandes no topo de árvores. Nesta altura do ano com as árvores e despirem-se, é facilmente identificável esta planta! Quando regressámos à faculdade tive que ir andando para a aula de polaco.
Miejsce Polska
Esta é uma das igrejas que se podem ver ao longo da rua Grodzka. É extremamente antiga (esqueci-me da data certa) e em tempos em que as casas à volta eram todas em madeira e por isso susceptíveis a ataques com fogo, as pessoas refugiavam-se atrás das suas paredes de pedra. Como podem ver, a própria igreja tem seteiras por isso também deve ter funcionado como um forte para defender o povo.

Pensamento do dia: O que nos faz chorar nas despedidas não será a pessoa ir-se embora mas sim a ideia errada que ficaremos sem ela para sempre e que seremos infelizes por isso. A minha mãe regressou hoje a Portugal e já sei que chegou bem.

1 comentário:

  1. A igeija tá toda remendada lol deve ser velha decrépita!

    ResponderEliminar