quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A professora de polaco rula!

Ontem à noite notámos que a vizinha tinha imensas tretinhas de higiente na casa-de-banho. Mesmo muitas, demasiada coisa para uma pessoa só. Usámos isso para falar mal dela mas hoje de manhã percebemos que afinal não era tudo dela e temos uma vizinha nova. O nome dela é estranho e não sabemos como se escreve mas parece muito simpática e é do norte da Polónia.
A primeira pessoa a ir à casa-de-banho foi a Patrícia e quando regressou disse que não se podia respirar lá dentro por causa do perfume da nossa vizinha. Quando lá fui eu mesmo, realmente vi que parecia que tinha havido ali uma guerra química porque a atmosfera era mesmo tóxica!
Ao contrário de ontem, hoje o dia rendeu bem! A Susana mandou-me um paper que explicava o que eu tenho perguntado a toda a gente mas ninguém me soube responder que é a estrutura geral das canções do melro! Sabendo isto fez-se luz nas minhas vocalizações e logo a seguir pensei que teria que repetir tudo de novo mas felizmente que tal não foi necessário! Por isso continuei a tratar das ditas até à hora em que fui levar a roupa a lavar.
Mais uma vez atendeu-me a senhora super simpática que não diz uma palavra em inglês e que por isso, naquela lavandaria, funciona tudo à base de linguagem gestual avançada. Depois de meter a roupa toda na máquina (nem sei como é que ela coube toda!) a senhora disse para eu voltar lá às 13h mas eu regateei e consegui que ela pusésse só para o meio dia. No caminho para o quarto (que implica passar pela rua) vi que tinham andado a lavrar a terra em frente à residência e que andavam por lá todos os tipos de corvídeos que eu tenho tentado fotografar para pôr aqui no blog! Claro que quando voltei lá abaixo todo equipado as bixas já tinham fugido e só havia uma que mal me viu apontar a máquina, fugiu logo! Por isso (ainda) não há fotos de gralhas.
Depois disto fui almoçar com a Patrícia à Universidade e lá pelas 14:30 fui para o gabinete da Joanna onde lhe mostrei o tal paper que a Susana me mandou. Ela ficou surpreendida por ser deste ano e aliviada por não ser exactamente sobre o que eu estou aqui a fazer. Ora isto levou-me a pensar que a ideia é que o que eu estou a fazer acabe em paper o que é muito bom claro está! :D (isto se o meu nome aparecer algures na primeira página e se não aparecer vai haver sessão de pancada porque além do Rafał que gravou as vocalizações, mais ninguém teve nada a ver com o trabalho!)
Depois fui falar com o Mariusz e ele apresentou-me uma investigadora que vai fazer análise de vocalizações de Zebra Finches e que nunca tinha mexido com o programa por isso eu estive a transmitir-lhe o pouco conhecimento que tenho. Fiquei impressionado por poder haver mais malta algures no mundo a fazer exactamente o mesmo que eu que será basicamente relacionar as vocalizações com o êxito reprodutor de melros. Fez-me sentir como se estivesse numa corrida sem tempo a perder! Claro que passados 5 minutos já estava tudo na mesma e continuava ao meu ritmo normal ehe.
Lá pelas 16h fomos os dois para a aula de polaco (a tal que felizmente conseguimos mudar) e depois de confirmar a sala, lá entrámos e nos sentámos. Felizmente para nós que a professora é (realmente) boa. Ora naquela sala estávamos só nós os dois e uma francesa de nome Anabel por isso foi uma aula muito personalizada. Além disso a professora é muito melhor que a anterior e deu-nos ali matéria que nunca mais acabava além de que usava um método muito melhor que envolvia repetirmos as palavras depois dela muitas vezes e punha papeis no quadro que diziam por exemplo: "Não percebi" ou "Podia repetir?" isto para nós não termos desculpas para não falarmos só polaco naquela aula!
Gostámos muito e voltámos para casa todos cheios de pica para aprender polaco! Chegados a casa fizémos uma imitação desastrosa de uma tortilha com o resto das verduras cozidas do jantar de ontem. Sabia bem mas levou coisas a mais e por isso não era tortilha nem nada.
Miejsce Polska
Apesar de não ser um exclusivo polaco (que é a ideia desta secção do post) existem em todas as casas, cozinhas, escritórios, laboratórios, gabinetes, etc. umas máquinas muito úteis. Nós chamamos-lhes as "máquinas do chá" e basicamente fervem água em menos de um minuto! Ora não sei como é em vossa casa mas eu quando quero ferver água para o chá por exemplo, deixo uma espécie de cafeteira ao lume e vou para a sala ver televisão porque já sei que aquilo vai demorar! Com esta máquina do demo basta carregar no botão que aquilo ferve logo a água! Já tentei ver quantos watts é que aquilo deve precisar para fazer uma demonstração tão impressionante mas não encontrei nada que satisfizesse a minha curiosidade!
A foto claro que não é minha.
A parte "polska" era apenas dizer que este pessoal é viciado em chá. Bebem todos os tipos de chá e a qualquer hora do dia, por isso usam estas máquinas para o fazerem rapidamente.
Pensamento do Dia: Não sei se já tinha dito isto mas o café aqui é muito mau! Ao ponto de não se conseguir beber até ao fim!

5 comentários:

  1. Eu tenho uma cena dessas pré histórica!

    Tem Ws suficientes para não poderes ter nada ligado nunca eco-casa com 1 aerogerador =P

    ResponderEliminar
  2. café mau??! fogo não sei como é que vocês aguentam =P
    (de qualquer das formas háD ser melhor que o café turco que dá para a colher ficar quase em pé)

    ResponderEliminar
  3. então pra mim esquece Polónia.. sem café não há vida! :p

    ResponderEliminar
  4. Seus viciados!! :p Eu aqui quando preciso de cafeina de manha, tomo um cha preto! Agora beber um cafe por prazer e mesmo para esquecer! De qualquer das formas podem traze-lo de Portugal! =D

    (Desculpem os erros ortograficos, mas estou a escrever no computador do lab que tem teclado em polaco e nao consigo fazer acentos nas vogais!)

    ResponderEliminar
  5. pois ....tu tens é de vir para cá aqui o café é muito bom e tem aquele cheirinho especial....

    ResponderEliminar