sábado, 17 de outubro de 2009

Parque Nacional de Ojców (lê-se Óitssúv aha)

Então hoje foi dia de passeio! Acordámos cedinho para dar tempo para tomar o pequeno-almoço, ir à Biedronka (o minimercado que está ao lado da residência) comprar ovos e tomate para fazer as sandes para o almoço e apanhar o autocarro até à estação dos minibus. Chegámos lá e fomos comprar um Brezen com sementes e sabor a oregãos, do melhor para aguentar a fomeca. Meia hora de viagem depois, já estávamos em Ojców. Aquilo tinha bastante neve e estava francamente mais frio que em Cracóvia mas como as folhas de outono ainda se aguentavam nas árvores, deixavam a paisagem muito bonita e colorida!
Uma coisa especial neste parque é as formações calcárias com formas incríveis e infelizmente não pudémos ir à maior de todas que tem por nome o Hercule's Club, ou então em Português, o "Calhau lá do Hércules".
Fomos a um castelo em ruínas e tentámos ir ver uma gruta que devido ao mau tempo estava fechada mas o caminho até lá compensou largamente! Depois de fazermos o percurso de volta até ao "centro" onde tínhamos saído do minibus vimos que ainda faltava cerca de 2h para vir o próximo, por isso fomos por aí andar a pé mais devagar, a tentar fazer tempo. Foi aí que enregelámos mesmo a sério! E ter andado a fazer bolas de neve para atirar à Patrícia e por isso ter as luvas todas molhadas não ajudou mesmo nada!
No caminho dormimos todos tortos no minibus e quando chegámos, como a vontade para ir cozinhar era hum... zero? Fomos ao Galeria comer umas tretinhas fritas no KFC.
Chegados à Resi (Adriana style ;) descobrimos que nos roubaram o detergente da loiça e usaram a nossa esponja só porque eu me esqueci dela hoje de manhã na cozinha! "Agarrem que é ladrão!!"

Miejsce Polska

Não querendo de forma alguma acusar todos os Polacos mas temos observado uma tendência irritante quando estamos nas filas de espera. É que ou por sermos estrangeiros ou seja lá porque motivo fôr, estão constantemente a tentar passar-nos discaradamente à frente! E quando digo discaradamente é do género aparecem do nada e pôem-se à nossa frente, avançando milímetro a milímetro até que quando chega a nossa vez, avançam num instante para serem atendidos primeiro! O que vale é que eu já não aturo essas tretas e na hora em que eles tentam fazer o ataque eu faço peixeirada à boa maneira portuguesa! Na verdade em Portugal o tipo nem sequer podia pensar em passar à frente porque as velhotas começariam todas a dizer "Oh menino a fila é lá atrás!"

Mais uma vez saliento, não estou a acusar todos os Polacos porque isto só aconteceu umas duas ou três vezes em todas as filas em que já estivémos!

Pensamento do Dia: Parar é morrer! Isto ainda é mais verdade quando estás no meio da neve.

3 comentários:

  1. LOL peixarada à moda portuguesa parece-me bem :P
    Ou então podem levar um cartão escrito em polaco a dizer "Nem penses, já te topámos" e espetam-no nas caras dos aproveitadores.

    Adorei as paisagens com as folhinhas de outono e a neve :)

    Qto ao ladrão do detergente, eu montar-lhe-ia uma armadilha para o apanhar com a boca na botija :P

    ResponderEliminar
  2. :O quero aquelas fotos em grande pra meter como wallpaperrrrr.. quero quero quero!!!!

    ResponderEliminar
  3. isso mesmo, passa para ai um bocado da cultura portuguesa xD

    ResponderEliminar