segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O dia da caixinha de surpresas!

O que ao início aparentava ser um dia normal e rotineiro, não o foi nem um pouco! Acordei às horas do costume, fui para a faculdade como de costume, e passava pouco mais de meia-hora (estava eu na casa-de-banho no meu intervalo para o xixi =P) quando a minha orientadora entra na casa de banho, pergunta-me se eu estou lá dentro e se eu quero ir assistir a uma cerimónia ao edifício principal da universidade, segundo ela era uma cerimónia com professores “with funny hats”. Já tinha visto esses tais “funny hats”, mas ainda não tinha assistido a nenhuma cerimónia! Aceitei ir, claro está, só tive tempo de largar a bata e pegar no casaco – estávamos atrasadas! Fomos no carro da Katarzyna (a minha orientadora), eu, ela e a Kasia, uma estudante de doutoramento, e não batemos porque não calhou, a Katarzyna ia furiosa ao volante para ver se não nos atrasavamos mais ainda! Quando lá chegámos estavam alunos com os tais trajes e iam receber os diplomas de conclusão do mestrado, a Paulina, uma colega lá do laboratório ia recebê-lo das mãos da Katarzyna. O salão é um espanto, não vi nada assim nem na Wawel! Lindíssimo! Claro, assim que soube que a cerimónia ia demorar o tempo suficiente do Pio ir lá ter, mandei-lhe uma SMS para ele vir também assistir e fotografar, aqui fica uma delas: Os trajes não são bem trajes, são uma capa que se usa por cima da roupa, e aquele chapelinho simpático. Pelo que percebi os alunos vestem preto e os Doutores vestem outras cores (neste caso o verde porque eram todos de Biologia). Gostámos muito da cerimónia! A cerimónia terminou por volta da hora de almoço, e como o Pio já tinha combinado ir almoçar com a mãe, eu acabei por ir com eles, já que não estava na faculdade. Outra das surpresas do dia foi o tempo (o presente do Chico chegou hoje! =D), chegou a estar sol e céu azul, não havia vento, o ideal para subirmos finalmente ao balão! E foi o que fizemos após o almoço.

Depois de tudo isto, voltei para a faculdade, mas só fiquei por lá cerca de uma hora, pois tinha que voltar para o centro para a aula de polaco! A aula acabaria às 18h10, e pelas 19h iriamos todos a um belo concerto de música erudita numa pequena igreja (Igreja de São Giles). O concerto foi maravilhoso, foi uma hora de música apenas com instrumentos de cordas: 2 violinos, uma viola-de-arco, um violoncelo e um contra-baixo. Tocaram músicas muito conhecidas num ambiente muito próximo, o público era reduzido, o espaço pequeno, e a acústica óptima, foi um espectáculo simples e bonito. Adorámos!

Disto não tirámos fotografias porque sinceramente não valia a pena. Por um lado não queríamos incomodar as outras pessoas e muito menos os musicos e porque também na fotografia não ía estar registado mais do que as caras dos musicos e a igreja por trás. Por isso aqui fica uma das musicas que foram lá tocadas.

http://www.youtube.com/watch?v=NlT8yeEYbMs

Após a música erudita, fomos jantar a um restaurante chiquíssimo (não estávamos nada à espera, escolhemos aleatoriamente mas foi bem escolhido!). Chiquíssimo é mesmo o termo, daqueles cheios de etiqueta, cujo menu tem pratos escritos em francês (foi uma dificuldade perceber o que vinha aí, na verdade!) e a empregada tratava-nos por Madame, Mademoiselle e Monsieur...! Enfim, de vez em quando sabe bem, não é? Os pratos, sinceramente temos pena de não os termos fotografado, imaginem o que era fotografar os pratos num sítio daqueles! Lol Quanto à comida, era divinal, não era só aparência!
Miejsce Polska
Finalmente consegui uma fotografia das duas espécies de gralhas mas juntas para poder comparar. Ao centro está uma Gralha-calva (Corvus frugilegus) e ao lado estão duas Gralhas-de-nuca-cinzenta (Corvus monedula). Como podem ver a Gralha-calva tem o bico sujo com terra porque nesta altura do ano andam todas atarefadas a apanhar/roubar nozes ou seja o que fôr que possam enterrar para quando vier a neve e tapar tudo, elas possam confiar na sua excelente memória para encontrar as nozes de volta.
Pensamento do Dia: "To być or not to być".
(inventámos esta versão porque se lê quase igual a bitch e é um verbo que quer dizer Ser)

2 comentários:

  1. Iiii 2 dias de atrazo!! Estes correios já não são o que eram... Pena é a cidade não estar cheia de neve =P devia ficar muito fixolas!

    ResponderEliminar
  2. sniff sniff... eu venho ao vosso blog só para chorar, só posso ser masoquista... eu sei que a inveja é uma coisa lastimável, mas realmente é o que sinto quando leio sobre os vossos 'dia-a-dia', isto por cá está a ser 'a fossa', e não no sentido ligeiro da coisa, mas sim mesmo do estilo 'tirem-me daqui porque não sei se vou sobreviver' ...enfim
    Bem continuem a divertir-se, achei imensa piada á foto da cerimónia, é pena não termos mto isso por cá..

    ResponderEliminar