segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Primeira aula de Polaco

Acordámos cedinho e enquanto a Patrícia foi para a Universidade eu fiquei por aqui a tratar das vocalizações. Como andamos numa de poupar no que se pode (porque pagar estadia, alimentação e afins até que sai caro) eu fui fazer o almoço para comermos os dois na sala de convívio do departamento Ciências Ambientais, à qual temos acesso com os nossos cartões Vips. Almoçados, foi cada um para seu lado. Eu passei o tempo todo a despaxar vocalizações e lá para as 16h fomo-nos embora para termos tempo de comprar os livros para as aulas de polaco.
Por sorte démos logo com a loja mas lá não haviam os livros que precisávamos por isso fomos apontados uma livraria que talvez tivesse. De facto tinha mas a surpresa foi na hora de pagar. 203 zł para os dois ou seja, uns 25€ para cada um. Aprender polaco sai caro. Depois fomos andando nas calmas em direcção à escola onde teríamos a nossa primeira aula de polaco. Como chegámos lá mais cedo aproveitámos para ver os horários das outras turma se vimos uns dois ou três que sem duvida seriam mais indicados para nós por isso vamos lá voltar amanhã para ver se conseguimos trocar!
Quando já eram 18:30 fomos para a sala de aula onde já estava a professora e uma françesa. Depois disso foi chegando aos poucos o resto da turma que é quase só espanhóis.
A primeira aula foi para aprender a dizer como nos chamamos (primeiro nome e apelido) de que cidade e país somos e para saber fazer essas perguntas a alguém. Também aprendemos a falar na terceira pessoa do singular. Por exemplo: Ela é de Espanha. Enfim, coisas muito básicas mas ao mesmo tempo muito difíceis porque tínhamos que dizer isto em frente de toda a gente e pelo menos para mim foi difícil responder às perguntas que me eram feitas em polaco sem olhar para os apontamentos primeiro. Uma coisa tão simples como Ele é Português, em polaco transforma-se num horrível On jest Portugalczykiem que soa a Portugal Chicken, se fôr mal pronunciado! lol Claro está que eu disse mal à primeira e toda a gente se riu da minha pessoa.
Depois da aula fomos num instante ao supermercado onde nos atafulhámos das coisas essenciais e de mochila carregadíssima voltámos para casa. Aí cozinhámos outra vez um prato veggie com pimento, rebentos de soja, feijão, couve lombarda e cebola. Estava muito bom e quase não se suja loiça nenhuma o que também dá jeito.
Miejsce Polska
Estão umas pêras espalhadas pelo post por algum motivo. Pois é, por aqui vendem-se umas pêras muito cornudas lol
Pensamento do Dia:
Jestem z Portugalii - Eu sou de Portugal

3 comentários:

  1. Oh não, quando chegarem podem fazer conversas em polaco a dizer mal de nós que nós nem reparamos =P

    ResponderEliminar