terça-feira, 27 de outubro de 2009

Minas do Sal e Cultura Judaica

Hoje fomos todos às minas de sal em Wieliczka. Encontrámo-nos com a minha mãe e fomos de transporte privado os 4 (saiu mais barato assim que se comprássemos 4 bilhetes para irmos de minibus) até às minas. Aí comprámos bilhete e num instante já estávamos a descer os 300 e tal degraus até lá abaixo.
Ao contrário do que eu esperava aquilo era mesmo uma mina (ou seja, não tinha nada de natural para além do sal que estava nas paredes). Outra coisa que a distinguia das outras era as construções esculpidas no sal feitas pelos próprios mineiros que quiseram decorar as várias câmaras da mina.
Apesar de mostrar mal ou bem como era a vida nas minas que datavam de 1300 e tal, achámos que estava tudo demasiado virado para o turismo e a prova disso é que havia lá dentro um bar com chocolates, um restaurante, várias lojas de souvenirs, etc. Apesar de tudo isto gostámos de lá ir.
Depois fomos comer qualquer coisa pelo caminho em direcção à faculdade mas quando lá chegámos, a Patrícia tinha o microscópio ocupado e o gabinete todo de pernas para o ar porque estavam a instalar lá os cabos para a internet e eu tinha todos os gabinetes daquele andar fechados. Sem podermos trabalhar, voltámos para casa e aproveitámos para fazer os tpcs de polaco e dormitar um pouco porque logo de seguida voltámos ao centro para irmos nós mais a minha mãe e o parracho a um concerto de musica tradicional judaica. O concerto foi num hotel e a banda era composta por 3 musicos que tocavam um contra-baixo, um acordeão e um clarinete. A musica era muito animada e até dava vontade de dançar ali mesmo. Sem poder fazer isso, lá bati o meu pézinho e mexi os dedos ao ritmo da música.
Depois disso aproveitámos o facto de estarmos no Kazmierz (o distrito judeu de cracóvia) e jantámos num restaurante judeu que estava por lá. Comeu-se muito bem.
Miejsce Polska
Não existem só cogumelos na floresta! No relvado mesmo em frente à faculdade existem cogumelos enormes e variados!
Este tem mesmo pinta de venenoso =p

Pensamento do Dia: Na mina existem várias lojas de souvenirs mas não estão todas juntas. Elas estão afastadas uma certa distância que foi certamente calculada para ser a distância suficiente para o cliente médio ter tempo para se arrepender de não ter comprado o que queria logo na primeira loja. Para "apanhar" a malta mais resistente, no final de tudo existe uma loja que tem exactamente o mesmo que tinham as outras lojas todas, ou seja, o que tu querias mesmo comprar mas não compras-te, agora volta para te assombrar. Vamos sacar o dinheiro do turista!

2 comentários:

  1. Ena tando sal! Não explicaram como é que se formou???

    A minha imagem de cogumelo venenoso mudou =P acagaram-se os vermelhos às pintas brancas

    ResponderEliminar
  2. Qual maçã envenenada? Se a bruxa tivesse sido inteligente tinha era logo oferecido um desses cogumelo com as gotas pretas a escorrer...

    ResponderEliminar