domingo, 31 de janeiro de 2010

Anilhagem e Danças Irlandesas

Hoje o dia começou às 5:09 porque tinha combinado com o Kuba (o mestre da passarada que já nos tinha convidado para ir à outra saída de campo) ir anilhar com ele mais os outros malucos da passarada. O local escolhido era o monte perto de Cracóvia que eu e a Patrícia já fomos duas vezes. Para minha grande infelicidade, não levei tripé e aquele sítio é espetacular ao amanhecer!
Uma parte de Cracóvia lá em baixo
O monte está iluminado à noite (coisa que nunca tínha reparado!) e dá um efeito mesmo espetacular!
Sinceramente não estavam muitos graus negativos, penso que apenas uns -5ºC mas como ficávamos parados à espera para ir às redes, o frio sentia-se mesmo muito, especialmente nas mãos e pés que lá para o final já estavam a queixar-se a sério. Então imaginem as minhas mãos, todas a doer por causa do frio e ainda por cima nas redes só caíam Chapins-reais que adoram morder com bastante força! Não foi fácil estar a tentar tirá-los com calma ao mesmo tempo que estava sempre a ser mordido. E ironicamente, numa das vezes onde me estavam a doer mais as mãos por causa das mordidelas e do frio, cai na rede um Brico-grossudo que é esse menino que o Slawek está a segurar! Bem claro que nem me atrevi a tirá-lo de lá porque até o Kuba, que já tem a escola toda, ficou com as mãos a sangrar um pouco.
Aquela zona tem muitas aves, principalmente Chapins-reais, Chapins-azuis e Melros. Pus esta fotografia só para verem a nossa bancada de trabalho. Lá ao fundo dá para ver os sacos onde a passarada aguardava a sua vez de ser anilhada e medida.
(aquele machado não é só decoração, foi mesmo usado habilmente pelo Slawek para desenrascar um dos sítios onde é preciso amarrar as redes)
Depois fui ter com a Patrícia e almoçámos uns Kebabs e regressámos a casa. Lá para a noite fomos a um espetáculo de música e danças irlandesas que gostámos imenso. Para não terem só que imaginar como foi, aqui fica uma fotografia da banda e um video de uma das muitas danças!

3 comentários:

  1. Trabalhar com passarecos é terrível, estão a estuda-los e ainda vos agradecem assim =P

    ResponderEliminar
  2. Pq é q as meninas não mexem os braços na dança?! Aproveito para dar os parabéns pela apresentação!

    ResponderEliminar
  3. Su, nas danças irlandesas raramente se mexem os braços. Como os movimentos de pés/pernas são extremamente rápidos e complexos envolvem total concentração, pelo que os braços ficam em geral colados ao corpo... Tradicionalmente é assim, claro que qd há misturas com outros tipos de dança como ballet então já mexes mais os braços. E já agora, que inveja de vocês os 2...VENERO danças irlandesas! ;)

    ResponderEliminar