terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Exame oral

Ontem foi a parte escrita do exame de polaco, hoje foi a parte oral. Fomos avaliados um de cada vez e enquanto uns ficavam cá fora à espera, o outro estava lá dentro com a professora Eva. Ela perguntava coisas relativamente simples como o que gostávamos de fazer, o que comiamos ao pequeno-almoço, etc... A mim até me correu bem e fartei-me de rir tanto dentro como fora daquela sala e a Eva até me ajudou numas coisas.
Entretanto temo-nos esquecido de contar um acontecimento relativamente importante que ocorreu à uns dias. Chegou uma vizinha nova (não sabemoso que aconteceu à polaca lol) que também é húngara e que por acaso até conhece a Dorottya (a nossa colega húngara das aulas de polaco). Como o mundo é pequeno! Esta nova vizinha tem um nome que em tudo se assemelha a Jujiu. Deve ser um diminutivo ou assim queremos acreditar.
Depois do exame viémos para casa porque passear na rua agora está um pouco fora de questão e ao passar no rio descobrimos onde estão os patos, cisnes e companhia! Estão todos a viver debaixo da ponte lol. É que aí as pessoas que passam atiram-lhes pão com mais frequência e provavelmente assim conseguiram impedir que o gelo fechasse por completo.
Antes de chegar a casa alugámos um filmezeco para relaxar. Alugámos o Amadeus, um filme que relata a história do Mozart. É muito bom e quem não viu devia ver! Enquanto viamos o filme aconteceu algo que ainda não tinha acontecido que foi faltar a luz. Curiosamente só faltou a luz das tomadas porque a luz propriamente dita continuou acesa para toda a gente. O que foi também muito curioso é que essa falta de luz motivou-nos a ir falar com as vizinhas, coisa que quase nunca fazemos. Elas também estavam com o mesmo problema e através da porta aberta consegui ver que ela tinha uma máquina fotográfica por isso não pude deixar de meter conversa tendo a fotografia como tópico! Ao que parece a máquina era do pai dela (era bastante antiga!) e ela tinha uma e andava a aprender a usá-la.
Achei bastante interessante que foi preciso ficarmos sem os nossos brinquedos que servem, entre outras coisas, para nos entreter, para irmos falar com as vizinhas e se tal não tivesse acontecido, nunca saberia o que fiquei a saber sobre ela e a fotografia. Bem dita falha de electricidade! Quando ela voltou, voltámos para o filme e pronto, ao jantar arroz de cofgumelos com hamburgueres com cebola e foi isso. Entretanto recebi um mail do Mariusz (o meu coordenador) bastante importante. Ele pergunta se a minha apresentação pode ser já esta sexta!
A verdade é que ainda não tenho nada preparado nem grandes ideias mas claro que já comecei a tratar do assunto e espero ter tempo que chegue para fazer uma coisa como deve de ser! Falar de um assunto que nunca falei, em inglês e para um bando de doutores. Nada de especial lol. Agora estou bastante tranquilo mas sei que na hora H vai ser o fim da picada! lol Também sei que não vale a pena, ninguém está lá para me avaliar e só tenho que transmitir a pouca informação que consegui de uma forma ligeira e agradável. Talvez o facto de estar a escrever estas coisas seja prova que no fundo estou preocupado e só estou a tentar convencer-me que vai correr bem, corra como correr.

Sem comentários:

Enviar um comentário