terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Estatística desesperante!

Acordei cedo e estava com alguma esperança de conseguir avançar bastante com a análise estatística dos dados dos melros. Na véspera tinha reformulado os dados todos de forma a tentar eliminar alguns problemas que pudessem estar a surgir. Fui então para a faculdade, para o Statistica e aquilo é mesmo infernal e desesperante... Ás vezes tinha resultados que eram significativamente estatísticos com uns testes e com outros já não eram... Parece simples, escolho os em que são significativos mas provavelmente os pressupostos desses testes estavam errados porque eu sei lá se as amostras são independentes ou o que raio é que os testes exigem!
Basicamente estive ali várias horas a desesperar e só consegui sacar um gráfico minimamente decente que diz que os melros cantam mais de manhã do que à tarde. Para um estudo que supostamente era para determinar o que seria positivamente seleccionado pelas fêmeas, não está a correr especialmente bem. Apesar de tudo, o song rate, ou seja, a frequência com que o bixo canta, é o factor que parece ser o melhorzito de todos. Enquanto estava no meu momento de desespero recebo um mail da Joanna a dizer mais ou menos que ela e o Mariusz (o meu coordenador que mal o vejo) pensam que era simpático se eu fizesse uma apresentação para o grupo deles sobre o meu projecto. Como é um ultimato que não posso (nem devo) recusar, lá para o final de Janeiro/inícios de Fevereiro lá vou eu fazer uma apresentação sabe-se lá com que resultados, em inglês e para uma data de malta que não sei quem são... Parece-me uma excelente forma de stressar e ganhar experiência!!
Depois lá fomos para a aula de polaco e correu bem. Temos lá um grupo bem variado e a Dorottya é húngara e no outro dia formulei uma questão básica mas que tinha a sua importância. Será que os húngaros (os bolos redondos e amarelos com geleia lá dentro e com uma metade coberta de chocolate) são mesmo da Hungria?? Bem perguntei-lhe e parece que sim! Lá parecem ser tão banais que se chamam simplesmente bolos mas parece que há uma empresa que faz uns mesmo típicos (género os nossos pasteis de Belém) e essa empresa chama-lhes bolos-almofada. Na sexta-feira fiquei de lhe mostrar como são os nossos já que tenho ainda aqui dois que trouxe de casa! :P
Miejsce Polska
Em polaco, a palavra impreza pode ser uma festa de estudantes, normalmente da universidade, realizada num apartamento ou algo do género e onde há musica e muita cerveja. Bastante parecido com a empresa portuguesa não? lol

4 comentários:

  1. Não é para tar a experimentar testes no Statística!! Tens de saber quais os adequados. Se não sabes se são independentes tens de fazer um teste de dependencia, ele dirte-á se são ou não dependentes.
    So tenho visto BMG à frente, o mais tardar para a semana mando-te apontamentos bons de Eco Numérica para te cultivares, entretando para saberes os pressupostos pesquisa na net cada teste.

    ResponderEliminar
  2. Já andei a estudar dos slides das aulas e hoje e amanhã vou lá chatear o meu coordenador! Ele tem obrigação de me ajudar com isto!

    ResponderEliminar
  3. Bolos Hungaros do mini-preço com doce que parece pastilha elástica = <3

    ResponderEliminar
  4. Estatística é a morte, é sem dúvida a pior área da matemática, o Sr. Fisher devia levar com uma marreta na cabeça. Boa sorte com isso, eu já teria destruído o Statistica, o PC e a sala onde me encontrasse.

    ResponderEliminar