domingo, 1 de novembro de 2009

O dia em que Cracóvia (quase) não comeu Precle! =O

Hoje, tal como em Portugal, foi feriado, porém por cá o Dia-de-Todos-os-Santos é uma coisa séria! Os nossos orientadores já nos tinham aconselhado a passar hoje pelos cemitérios de Cracóvia, pois diziam que era algo digno de se ver. De facto, até houve imensos eléctricos e autocarros especiais que faziam percursos para os cemitérios. Claro que tinhamos que ir ver o que se passava neste dia nos cemitérios! Tanto alarido, tínhamos que averiguar o que se passava por lá! Portanto, de manhã fizémos uns hamburgueres no pão com alface e tomate e fomos por aí... Tíramos algumas fotos que sempre quisémos tirar, mas ainda não tínhamos tido oportunidade por passarmos sempre por lá de camioneta. Enquanto andávamos pelas ruas de Cracóvia, fomo-nos apercebendo que hoje é de facto um dia invulgar, era difícil encontrar pessoas na rua, e absolutamente todos os estabelecimentos estavam fechados (nem haviam barraquinhas a vender precle na rua!!) e as estradas praticamente só tinham autocarros. Só quando chegámos ao centro é que começamos a ver algumas Kawiarnias (cafetarias) abertas, e começamos a procurar algum sítio para tomar chocolate quente para aquecer (esteve frio a sério!) e um gauffre (influências belgas, hmmm). Como não encontrámos nenhum sítio que servisse gauffre, fomos andando para o cemitério, onde nos encontramos com a Wioleta. Ainda não tínhamos saído do eléctrico e fomo-nos apercebendo onde estava toda a gente! O cemitério estava inundado de gente! Havia missa lá dentro e um ambiente lindíssimo com velas...
Existem campas no cemitério que são apenas simbólicas. Esta é pelas vítimas do comunismo...
Depois das fotos, saímos rapidamente do cemitério, para evitar ficarmos por ali num canto congelados, e a Wioleta convidou-nos a beber um tradicional vinho quente, o Grzaniec, muito apreciado por cá principalmente nos dias muito frios, como hoje! Ora bem, nós não somos grandes apreciadores, mas de qualquer forma estava bom. Era um género de sangria muito condimentada com especiarias (cravinho, canela...), frutos secos (passas, nozes, avelãs...) e algo mais... Por cá também há uma bebida muito doce que é o mel quente, e a cerveja quente. Enquanto bebíamos o Grzaniec, a Wioleta ofereceu-nos uma salada que a mãe dela fez, é uma salada que costumam fazer por cá. Quando chegámos a casa, não tinhamos muita fome, e decidimos provar a salada, fritámos num pouco de azeite dois pães que tínhamos aqui por casa (um rijo e outro com bolor) e depois comemos o pão frito com a salada. Estava divinal! O pão estava estaladiço e a salada muito saborosa, tão saborosa que não restou nada! Os nossos parabéns à mãe da Wioleta (vamos querer a receita! Hihi...! =D)
Miejsce Polska

Durante a visita ao cemitério, a Wioleta disse-nos que na Polónia a cremação é muito impopular, talvez devido às memórias dos campos de concentração estarem ainda muito presentes.

Pensamento do Dia: Deparámo-nos com este achado. Fruta natural, bem bom! :P

1 comentário:

  1. Não há laranjas aí na polónia?....os polacos devem ter muita falta de vitamina c

    ResponderEliminar