sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O dia das línguas e a chegada dos meus pais! =)

Hoje o dia foi marcado por dois importantes acontecimentos, mas comecemos pelo início! Depois da nossa aula de polaco (a última antes do teste), fomos a uma festa que a Wioleta nos tinha falado ontem, a festa das línguas! Segundo ela, uma polaca iria cantar fado em português, e claro que não queríamos perder isso por nada!
Quando lá chegámos, vimos a barraquinha de Portugal e do Brasil a representar a língua portuguesa...
... Cheia de caras conhecidas
Aqui connosco está o Dawid, a Kasia (a baiana de serviço) e o Tomek!
Gostámos muito desta festa, havia barraquinhas representativas das várias línguas, a mostrar um pouco da cultura de cada um dos países. Depois cada país fazia a sua apresentação, no caso do português tivémos uma polaca a cantar o fado (mais abaixo) e depois uma rápida apresentação de slides com fotografias de Portugal e do Brasil e com samba como música de fundo!
A iniciativa foi muito interessante, e foi com muito gosto que vimos uma barraquinha a representar a nossa língua e o nosso país. Só houve uma coisa mal! Muito mal!! Os petisquinhos! Como é? Não havia nada tradicional português! Mas também nós conseguimos compreender...
Durante a festa, conhecemos uma portuguesa da Figueira da Foz (a primeira portuguesa que conhecemos aqui na Polónia!) que está cá a trabalhar e um brasileiro, o Denis, com o qual ficámos a conversar durante muito tempo.
E aqui está o famoso vídeo:
video
Vá lá, confessem! Para além de cantar muito bem engana toda a gente! Ela é polaca, acreditem! lol É pena, não lhe chegámos a perguntar o nome, só lhe perguntámos se ela era de facto polaca lolol O outro acontecimento importante foi que os meus pais e o meu irmão chegaram hoje ao final do dia a Cracóvia para nos visitarem, e claro, para conhecerem a cidade! Deu tempo para dar uma volta rápida ao Rynek (centro histórico) e comer numas barraquinhas de Natal que por lá estavam! Amanhã há mais! =)
Miejsce Polska
Na nossa aula, a professora pôs-nos a fazer um exercício que consistia em preencher espaços em branco de um texto que era a letra de uma música muito popular por estas bandas. Claro, que no final tivémos que cantá-la! =D A música fica no ouvido, e por isso decidimos partilhá-la convosco (na verdade, a música não me saíu da cabeça o dia todo!! =P) Aqui vai ela: http://www.youtube.com/watch?v=pry6OyNxY3M

4 comentários:

  1. mt bem:D

    é pena não terem falado mais com ela, a saber se tem alguma raiz/ligação portuguesa.. ou seja, a razão de sendo polaca cantar e se interessar pelo fado:)

    não gostei nada foi é terem ligado o projector!

    ResponderEliminar
  2. Um fado muito bem cantado, sim senhora

    ResponderEliminar
  3. Sim Pedro, terem ligado o projector foi bastante infeliz mas o que é verdade é que ela não se descaiu nem um pouco!

    ResponderEliminar
  4. Esta menina chama-se Kinga Rataj :)

    Kasia Baiana :)

    ResponderEliminar