sábado, 14 de novembro de 2009

Dziewięćdziesiąt Dziewięć

Boas noites caros bloguistas, leitores e visitantes menos frequentes.
Sexta-feira, dia de aula de polaco mas desta vez foi de duas horas e por isso, antes de entrarmos estava bastante nervoso por duas razões. Primeiro porque achava que não tinha estudado que chegue e porque pensava que ía ser a Kasia (a professora que arranca a aula logo em quinta e começa com perguntas tramadas) mas para muito meu agrado, foi a Eva (a professora que dá a aula descontraidamente e ensina fazendo jogos com os alunos). Portanto a aula correu muitíssimo melhor do que aquilo que eu imaginava e desta vez a professora teve a ideia genial de fazer o seguinte jogo:Tínhamos acabado de aprender a dizer 30, 40, (...), 100 por isso o jogo era o do telefone estragado, ou seja, a professora mostrava um número escrito num papel a um dos alunos e depois esse tinha que dizer ao ouvido do que se seguia o nome do número em polaco e este em segredo ao ouvido do que se seguia e por aí adiante até chegar ao fim da linha. Aí o ultimo aluno tinha que escrever no quadro o número que julgava ter ouvido. Como devem imaginar isto gerou imensas rizadas porque dizer por exemplo 99 é nada mais nada menos que dziewięćdziesiąt dziewięć! Muito giro e depois desta aula animada fomos para a bela da faculdade tratar de micorrizas e canções de melro. Na hora do jantar voltámos a falar com o Sergi que afinal não é nada assim que se escreve porque ele quando veio ao nosso quarto disse que se escrevia Serhiy. Mas então já combinámos amanhã almoçar com ele e irmos ao cinema depois ver o 2012 =P
Miejsce Polska
Claro que nenhuma das fotografias é minha.
Apresento-vos o pomelo, uma fruta grandalhona muito popular por estas bandas (pusémos a foto do gato para terem ideia do tamanho lol) que foi para nós um grande mistério mal a vimos pela primeira vez à venda no supermercado. Ao que parece este citrino foi cruzado com a laranja para dar origem à toranja. Nunca provámos mas se foi dele que a toranja foi buscar o amargo, dispensamos!
Pensamento do Dia: Juán + Jean = João
Já nos tinham dito que o português parece uma mistura entre espanhol e francês, porém hoje tivémos a confirmação! Mais uma vez na aula de polaco ninguém sabe dizer "João" correctamente, e depois de muitas tentativas eles concluíram que é uma mistura entre o Juán espanhol e o Jean francês! Enfim, estrangeiros!

2 comentários:

  1. depois digam o que acharam do filme lol

    está finalmente neste preciso momento a chover!

    ResponderEliminar
  2. Mete-os a chamar-te Pio a ver se eles não aprendem logo.

    ResponderEliminar