quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Um dia sem sal, um post insonso

Hoje foi um dia bastante sem sal. A única coisa de diferente foi termos ido ao nosso primeiro seminário (em inglês claro) sobre selecção sexual em Peito-carmim (ou scarlet rosefinch como ela lhes chamava). Ora aquilo foi tudo girito mas o que eu gostei mais foi de uma pergunta feita por um dos professores que assistiam. Basicamente ele perguntou se no estudo feito, tinham tido em conta que existem duas estratégias adoptadas pelos machos que são:
1: gastar energia a defender o território e proteger a sua fêmea.
2: ser oportunista e tentar conseguir uma fêmea sem lutar com outros machos.
Então quem esteve o tempo todo a falar de molecularisses e genes e alelos não tinha tido em conta uma coisa tão simples e por isso basicamente tudo aquilo podia estar errado...
Depois do seminário lá continuei com as minhas vocalizações. Só mesmo para dizer o que já fiz, estou e ainda vou fazer. Estive a marcar as canções todas de todos os machos para se poder saber o tamanho médio das canções destes, quanto tempo por minuto gastam a cantar e a frequência base. Agora ando a ver o reportório dos machos que há-de ser a coisa mais gira mas ao mesmo tempo mais demorada porque cada um destes passarocos deve saber uns 350 elementos diferentes. Quantos ao certo é algo que eu vou tentar saber! Claro que para as fêmeas, quanto mais, melhor!
Depois de ver o reportório dos bixos, já terei quase tudo feito e posso só ver quantos elementos por canção é que cada macho tem mas só assim na desportiva :P
Agora o que me animou é que parece que segunda-feira a Joanna disse que me ajuda com a estatística para o que eu já fiz, ajuda essa que será muitíssimo bem vinda!
Miejsce Polska
Devemos confessar que tem sido cada vez mais difícil preencher esta secção dos nossos posts porque estamos já tão habituados que nem notamos o que é diferente.
Pensamento do Dia: Os Ucranianos percebem o russo mas os Russos não percebem ucraniano. Faz lembrar nós com os espanhóis não?

2 comentários:

  1. =x desculpa cátia e claudia e susana e sofia e etc :P (etc = todas as pessoas que não tenho a certeza se são de molecularisses ou não xP)

    ResponderEliminar