domingo, 15 de novembro de 2009

Um dia dedicado à Fotografia!

Hoje o dia foi dedicado à Fotografia.
Primeiro fomos ao museu da História da Fotografia que conta a evolução da arte desde o início onde uma câmara não era mais que um caixote com um buraco até às câmaras com duas objectivas que permitiam o controlo da fotografia durante a exposição. Ficámos a saber que as fotografias quando ainda não eram a cores eram pintadas por cima, com aguarela, guache ou a óleo de modo a dar algum realismo às fotografias. Outra coisa gira foi que no início da fotografia de natureza, era obrigatório ir fotografar com um carregador atrás já que o equipamente de fotografia pesava cerca de 50kg! É incrível como as coisas mudaram tanto e ao mesmo tempo continua a ser uma pessoa a carregar num botão para retratar um pedaço da História.
Depois do almoço (que não sabemos como, quando acabou já era noite cerrada!!) fomos a uma exposição de fotografia de jornalismo da World Press Photo. As fotografias eram espectaculares, não deixavam ninguém indiferente, eram muito tocantes e faziam-nos pensar. Eram fotografias muito recentes, que retratavam a guerra, a descriminação, a política, o desastre financeiro, desporto, e felizmente um pouco de fotografia de natureza, entre outras coisas menos sérias. Claro que as fotografias de guerra e de desastres naturais eram as mais pesadas, mostrando o desespero humano e atrocidades da forma mais crua, sem disfarces.
Acho que vale a pena irem ver: www.worldpressphoto.org (as fotografias que fomos ver estão a meio em baixo como Winners Gallery 2009) Pensamento do Dia: O que significa realmente a Fotografia? Por um lado é a decisão de alguém de congelar uma parte da história para poder ser sempre recordada. Como as coisas estavam é como aparecem na fotografia, por exemplo, se a pessoa fotografada tinha os olhos fechados ou a boca aberta, paciência. Por outro lado pode ser para transmitir uma mensagem ou um sentimento muito preciso ou até como uma forma de expressão artística. Ao ver as máquinas fotográficas do museu senti-me como um visitante do futuro que trazia uma tecnologia inteiramente nova e com a qual aquelas pessoas das fotografias nem sequer poderiam imaginar! É incrível como as coisas mudaram tanto e nem dá para imaginar para onde irão a seguir!

2 comentários:

  1. Por aqui foi um dia inteiramente dedicado a Lord of the Rings! =P Recolhemos os viciados e quem não os viu e fizemos maratona hehe

    ResponderEliminar
  2. Ah muito bem! tava a ver que nunca mais íam para a frente com isso! Por aqui vai haver uma mini maratona com o Twilight e o New Moon que sairá esta semana mas não conseguimos bilhetes lol está tudo ridiculamente cheio!

    ResponderEliminar