domingo, 8 de novembro de 2009

Sábado Selvagem e Domingo Cultural

Sábado
O plano era irmos de manhã até um convento que está rodeado por floresta (zona de Bielany). Então inventámos umas sandochas e pusémo-nos a caminho, acabando por almoçar num muro com vista para o rio. Depois de chegarmos lá pusémo-nos à procura de onde pudesse ser a dita floresta e como só se via umas torres de igreja lá ao fundo, fomos nessa direcção pois parecia ser a melhor aposta.
Andámos e a certa altura virámos por uma estrada que parecia abandonada mas que felizmente nos levou até ao convento que também estava ele próprio abandonado (ou parecia).
Depois de vermos que não havia nada para ver aí, decidimos tentar fazer um percurso pedestre que vinha assinalado ali ao lado e assim foi. Como as folhas tinham caído quase todas e as que não tinham caído ainda se mantinham amarelas nas árvores, a paisagem estava espetacular e deu para tirar o que na minha opinião, foram boas fotografias! Que é que vocês acham?
Depois do percurso regressámos a casa para tomar um duche e nos irmos encontrar com o Ricardo ao pé da Wawel. Quando o apanhámos, fomos os três comer uma bela de uma zapiekanka (ver posts anteriores, não sei bem qual é) de frango que, como já seria de esperar, estava imensamente boa!
De seguida fomos ter com a Wioleta e as amigas dela que também estão a aprender a história, língua e cultura portuguesa e depois de sabermos onde ía ser a festa, fomos "levar" o Ricardo à casa onde ele estava hospedado. De regresso ao clube (chamado The Legends) entrámos e descemos para a cave como é tão costume nos bares e discotecas situados no centro de Cracóvia. O ambiente era fixe e para começar bebemos a meias um Mojito e um Cuba Libre (ao que parece, vestígios da festa do Avante). Depois um Tatanka que não era mais que um pouco de Vodka com sumo de maçã. Gostámos de todas as bebidas provavelmente por não terem quase alcool nenhum e deu para estar ali a falar de tudo e mais alguma coisa. O que mais nos marcou naquele clube foi mesmo o que se seguiu, pois fomos todos para uma pista de dança onde estava a passar velhos clássicos dos anos 70, 80 e 90. Ora nunca pensámos ver toda a gente aos saltos e a enlouquecer ao som de Bon Jovi! Ou a dançar loucamente a ouvir Queen! Foi mesmo muito estranho porque não estávamos mesmo nada habituados a dançar ao som daquele género de musica, apesar de estarmos acostumados a ouvi-la!
Miejsce Polska
Como devem imaginar, a cerveja aqui é bem diferente da nossa, para começar não há "mini's", mas sim o exacto oposto e a cerveja bebe-se "morta". Mas o mais engraçado é a forma de beber cerveja: as meninas bebem-na com palhinha, como se estivessem a beber um refresco!
Pensamento do Dia:"Quando for grande quero ser viajante"

Isto porque a Wioleta teve a contar-nos uma história de umas pessoas que ela conheceu e que basicamente pouparam dinheiro durante vários anos, pediram um empréstimo ao banco, apareceram na televisão polaco e tudo isto para quê? Para fazer uma viagem à volta do Mundo! Pois é, parece que estão neste preciso momento a fazê-la e (só para descerever assim por alto o percurso que vão fazer), começaram pela Turquia, depois foram aí pela Ásia a dentro e depois desceram para a Australia, atravessaram o Pacífico para a América do Sul, subiram aquilo até à América do Norte e voltaram para a Europa! Estou a falar no passado mas na verdade não faço ideia em que fase da viagem é que eles vão, visto que a viagem está prevista durar 4 anos!! Só sei que não me importava nada de ter uma aventura dessas um dia destes!

Domingo

Para (tentarmos) pôr o sono em dia, acordámos só às 10h e combinámos encontrar-nos com o Ricardo às 12h para irmos a um museu que nos tinha sido recomendado muitas vezes. Então por volta das 12h encontrámo-nos com ele e com uma amiga alemã que se chama Karoline e fomos ao dito museu (que por ser domingo foi grátis eheh :P) O museu tinha de tudo um pouco mas a parte do armamento e das pinturas eram mesmo espetaculares (também tinha uma secção de arte grega e peças egípcias muito gira)

O realismo de algumas das pinturas era mesmo incrível!

Sim, havia lá espadas que pareciam maiores que os soldados que as empunhavam lol. Agora não sabemos é se eram realmente para serem usadas em batalha ou se era apenas para assustar o inimigo e esperar que ele fugisse, evitando assim o confronto. :P

A Patrícia na secção de arte sacra.

Um canhãozinho "portátil"

Apesar de não saber muito bem para quê, quero um destes como prenda do Natal!

Esta é uma cópia da jóia da coroa deste museu. A pintura original chama-se Senhora com Arminho e foi emprestada para outro museu, mas se bem percebemos, a única coisa que tem de diferente desta cópia é a côr de fundo que é negra e não azulada. O original foi pintado por nada mais nada menos que Leonardo Da Vinci.

"Potezinhos" gregos.

Espero que não haja nenhum grego a ler este blog porque concerteza ficaria ofendido.

Miejsce Polska

Este é um brinquedo para os miudos brincarem no parque da cidade. Como podem ver, ele senta-se e ao mexer nas duas alavancas controla a pá da escavadora.

Pensamento do Dia: Hoje não pensámos :P

6 comentários:

  1. sábado -> ramboia -> pensam

    domingo -> cultural -> não pensam

    faz todo o sentido!

    :p

    ResponderEliminar
  2. Têm noção que pensar "um dia destes vamos dar a volta ao mundo" não é correcto.

    Seria "uma meia década destas vamos dar a volta ao mundo"

    =P

    ResponderEliminar
  3. Pedro, com uns copitos a mais tudo nos vem à cabeça! lol =D

    Chico, sim sabemos :P Os outros vão demorar 4 anos por isso teria que ser algo assim do género! humm 4 anos a viajar pelo mundo... olha que chatice! =P

    ResponderEliminar
  4. Adoro a foto e a legenda "A Patrícia na secção de arte sacra." Parece que estão a gozar com aquilo. :D

    ResponderEliminar