sábado, 28 de novembro de 2009

Passeando pela Cidade

Começámos o dia por irmos comprar os bilhetes para a visita a Auschwitz que faremos amanhã e depois fomos pela rua Grodzka até à Wawel (o castelo). Comprámos os bilhetes e fomos ver o armamento e o tesouro. No armamento o que gostei mais foi as pistolas porque havia tanta variedade! Havia umas que eram pequenas e estavam escondidas numa espada, ou seja, podiam ser perfeitamente usadas de surpresa para enfraquecer um adversário que não estivesse preparado e depois terminar o confronto com a espada propriamente dita. Depois havia as que eram enormes e pareciam uns pequenos canhões (ou snipers) que concerteza não tinham sido projectadas para serem transportadas pelos soldados a pé.
Depois de vermos o tesouro e todas aquelas peças de ouro fomos almoçar a um restaurante tradicional. Escolhemos o básico (achamos nós) da comida polaca e estava tudo muito bom, comemos Bigos, Pierogi, a sopa de beterraba com croquete, entre outras coisas qué já não nos lembramos do nome! No final pedimos ainda sobremesa, mas não agradou a todos! Depois do almoço fomos visitar os principais da nossa Universidade, o Collegium Maius (o edifício mais antigo) e o Collegium Novum (mais recente, e o principal edifício da Universidade de Jagiellonian). Regressamos depois à praça principal, que agora está toda decorada com enfeites de Natal, e com barraquinhas de Natal, com comes e bebes, comida tradicional e alguns souvenirs e outras coisas para oferecer à venda!
Por fim, encontrámo-nos com a Wioleta! Fomos a um bar muito acolhedor e agradável (na verdade já o conheciamos, e gostámos imenso!) Tem um ambiente muito especial à luz das velas, e parece uma autêntica estufa, tudo em vidro, parece que estamos numa esplanada, mas sem o frio! Parece perfeito! Lá bebemos chocolate quente, e o meu pai provou o vinho quente, cheio de especiarias! Falámos durante bastante tempo na conversa, e fica aqui uma foto do ambiente do estabelecimento
O dia acabou em irmos comer um Kebab como jantar, e depois regressámos aos nossos aposentos, onde esperamos estudar polaco ainda um pouco para o teste de segunda!
Miejsce Polska
Durante a conversa com a Wioleta, ela voltou a falar-nos das tradições aqui na Polónia. Parece que aqui, quando se recebem visitas em casa deve ter-se sempre uma garrafa de vódka para o convidado beber! É uma questão de tradição e não de boa-educação! Quando se recebe visitas, há que ter a garrafinha pronta!
Ah, e mais uma coisa, os homens devem beber o copinho de vódka de uma vez só, caso contrário... Digamos que não são considerados homens "a sério" =P

2 comentários:

  1. Esclareçam-me uma coisa, já estamos em Dezembro e onde está a neve!? Não há nada branco nas fotos à muito tempo!

    ResponderEliminar
  2. Sim a temperatura tem se mantido a uns estáveis 9, 10ºC por isso é que não há neve! Mas também acho que é assim que é suposto porque eles dizem que os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro e que aquilo de nevar em Outubro foi um acontecimento muito estranho!

    ResponderEliminar