terça-feira, 3 de novembro de 2009

A nova turma

Penso que não referimos, mas o horário e a turma de polaco voltou a mudar... Sim, como a nossa turma só tem 4 alunos, decidiram juntar-nos a outra turma com 5 alunos, somos agora no total 9! Como tal, o horário também mudou e hoje foi a primeira aula às 14h30. Devido a este horário, o dia “normal” teve que ser um pouco alterado, pois a aula acabaria às 16h e a essa hora já não é hora de ninguém trabalhar por aqui, ou seja, o dia de trabalho limitou-se à manhã. Almoçámos e fomos para a aula de polaco. Estávamos um pouco receosos principalmente quanto à professora, pois estávamos muito contentes com a nossa e mudar para uma má professora seria uma grande desilusão! Felizmente que a professora é simpática e sabe ensinar, apesar do método diferente! Gostámos muito da aula, da professora e dos colegas! Agora a nossa turma é mais multicultural, temos o Nacho (o espanhol mais fixe de todos os espanhóis que temos visto por estas bandas), a Dorota (uma húngara), o Marcus (um alemão ao início sisudo, mas afinal era só fachada), eu, o Pio (passou para Juán Pedro, visto que ninguém consegue dizer “João”!) e as nossas já conhecidas colegas francesas: a Anabelle e a Severine. Por fim, temos ainda o Tom, outro alemão que chegou atrasado e não chegou a tempo da apresentação, mas apresentámo-nos depois fora da aula. A aula foi muito interessante, estivemos a aprender a pedir direcções, perguntar onde fica isto e aquilo e respectiva explicação (em frente, vira à esquerda, vira à direita...) e para treinar, a professora levou-nos para a rua e pediu-nos para fazermos perguntas às pessoas que passavam na rua e tentarmos perceber o que diziam! Foi de facto muito divertido e muto original para uma aula. Foi uma boa forma de pôr toda a gente animada e solta! Durante esta parte da aula encontrámos o Óscar!! Sim, o sueco dos primeiros dias! Apesar de ele viver na mesma residência que nós, nunca mais nos tinhamos cruzado com ele, deu para falar um pouco, mas depois tivémos que voltar para a sala de aula. A aula terminou rapidamente e pouco mais aprendemos do que as direcções, mas apesar de tudo adorámos a aula. Aprendemos alguma coisa, conhecemos pessoas novas e passámos um bom bocado! Todas as aulas deviam ser assim! ;)
Miejsce Polska

Esta é uma estátua construída em honra de Nicolaus Copernicus, o senhor que teve a boa ideia de tirar a Terra do centro do Universo e meter lá o Sol. A estátua está ao pé do Collegium Novum (o edifício principal da nossa Universidade) porque foi nesta Universidade que ele estudou! Pode ser que nos ilumine com boas ideias para os nossos projectos!

Pensamento do Dia:Hoje enquanto estávamos no autocarro, vimos um gralha a andar com uma nóz no bico. Ela depois deixou-a no chão e começou a cavar enérgicamente um buraco com o bico e logo a seguir deitou a nóz lá dentro. Depois disso vi outras gralhas a voar rente ao chão e a atravessar de forma perigosa uma estrada muito movimentada. Isto fez-me pensar que nós, Homens, não somos mais que umas gralhas que andam por aí a recolher nozes para ter alguma segurança para o futuro que há-de vir e se alguma coisa má nos acontecer, aconteceu. Provavelmente foi tão aleatório como uma gralha ser atropelada na estrada, ela também não sabia que isso lhe ía acontecer e por isso continuou a trabalhar porque antevera um futuro melhor para ela própria.

4 comentários:

  1. Que pensamento filosófico! Quem é que estava inspirado?

    ResponderEliminar
  2. it's true, mas com uma visão pessimista..

    às 16h já não se trabalha na Polónia?:o

    ResponderEliminar
  3. O Pio, claro! Se metia gralhas, só podia ser! =P

    Quanto ao horário normal de trabalho por aqui costuma ser das 9h às 15h30. A hora de ponta é entre as 15h e as 16h!

    ResponderEliminar
  4. :o :o :o

    aqui se entras às 9h não sais antes das 18h :S

    ResponderEliminar