segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Folk Show!!

O dia começou cedo comigo a ir ter com a Joanna para me ajudar com a estatística necessária para tratar dos dados das vocalizações. Não se avançou muito mas um pouco é melhor que nada. Depois fui ajudar a Joustyna a apanhar os passarocos para a experiência dela e passei a manhã a apanhar tentilhões, pesá-los, ver a anilha, segurá-los, etc. Foi giro mas repetitivo. Depois do almoço fui avançar mais um pouco nas vocalizações e lá pelas 3:10 estávamos a caminho da aula de polaco que foi um daqueles massacres com perguntas orais e exercícios durante a hora e meia que durou. De seguida encontrámo-nos com a Paulina e a Edyta, a primeira é colega da Patrícia lá do laboratório e já nos encontrámos com a segunda porque ela fez erasmus em Coimbra e tinha saudades de falar português com alguém. Então a Edyta tinha conseguido dois bilhetes para um espetáculo tradicional de música e dança e foi-nos lá entregar. Infelizmente só conseguiu mesmo dois bilhetes por isso só fomos nós os dois já que elas disseram que teriam concerteza melhores hipoteses de voltar a vê-lo ao contrário de nós. Fomos então para Nowa Huta só com os bilhetes na mão e sem saber mais nada. Chegámos lá e perguntámos as direcções (em polaco claro) a dois rapazes que por lá passavam. Eles ao fim de muito pensar disseram-nos as direcções (em polaco claro) e nós não percebemos quase nada por isso perguntamos-lhes (em inglês desta vez) se sabiam falar inglês ao que eles disseram que não. Como tinham percebido o que nós tínhamos perguntado era óbvio que pelo menos percebiam mas deviam ter vergonha de falar. De qualquer forma lá nos orientaram na direcção certa e quando lá chegámos já passavam 40min do começo. Não foi grave porque ainda assim vimos a segunda parte inteira que durou uma hora praí.
Ora segue-se uma breve discrição do espetáculo:
É uma granda confusão com imensa gente em palco a toda a hora.
É muito bonito e está toda a gente vestida com trajes tradicionais e as senhoras mandam uns guinchos aqui e ali enquanto que os senhores mandam uns assobios.
Dançam pessoas de todas as idades.
Existiam molduras gigantes em palco e de um lado estava uma banda a tocar música e do outro íam pousando grupos inteiros que não se mexiam, por isso pareciam mesmo uma fotografia gigante a 3D.
Os homens gostavam muito de fazer proezas físicas provavelmente para impressionar as senhoras.
As músicas e danças são muito alegres, deixam qualquer um com vontade de ir pular para o palco! =D

Infelizmente, não pudémos filmar nem tirar fotografias durante o espectáculo, como devem calcular, por isso deixamo-vos aqui esta fotografia sacada da net com o traje feminino da zona de Kraków. Durante o espectáculo mostraram muitos trajes e danças tradicionais, mas na nossa opinião o traje de Kraków é o mas colorido! O que acham?

Miejsce Polska
Hoje a caminho da aula de polaco passamos por uma Cukiernia (Pastelaria) para comer qualquer coisa como lanche. Vimos algo com o aspecto de pãezinhos de chocolate, e claro, pedimos!! =D Imaginem o que é levar algo à boca a pensar que é pão com chocolate e afinal é... Pãozinho com doce de framboesa o_O Foi uma enorme desilusão devemos confessar! Pensámos por momentos que em Portugal tal coisa nunca aconteceria, os pãezinhos ou croissants com recheio, ou são de doce de ovos, ou são de chocolate! Nunca de outra coisa "estranha"! Enfim, novas experiências!
Pensamento do Dia: Numa conversa com o meu primo ele disse-me algo que achei muito importante. Ele disse assim:"As viagens são o maior investimento que podemos e devemos fazer em nós". Sem duvida que ele tem razão.

1 comentário:

  1. Sei exactamente com se sentiram... o meu bolo de chocolate recheado era afinal bolo de sementes de sesamo ... sem um grama de chocolate!!! :(

    Ines

    ResponderEliminar