quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Dia de trabalho

A Justyna, uma aluna de doutoramento que anda lá pela faculdade, pediu-me ajuda à uns dias para eu a auxiliar com as vocalizações de tentilhões zebra (os zebra finches de anteriormente mas deixando de parte o estrangeirismo). Então o dia chegou e hoje às 9 da manhã estava a ir com ela para o laboratório. Basicamente a experiência dela é ver se os passarocos cantam de forma diferente quando estão sob influencia de algum antigénio e portanto, a fazer alguma resposta imunitária (sei que "fazer" não é certamente o termo mas foi o que se arranjou!) Portanto e resumindo grande parte do dia. Estive a apanhar os passarocos de uma gaiola, metê-los numa caixa, atravessar o corredor até à câmara anecóica (uma sala cheia de pirâmides de esponja em tudo o que é paredes e tecto com o objectivo de eliminar totalmente ecos e assim conseguir melhores gravações de som) e aí metê-lo na gaiola ao lado da fêmea.
Então fiz isto umas mil vezes hoje e só 3 machos é que realmente cantaram para as suas fêmeas por isso foi bastante frustrante. Os pontos mais giros era mesmo quando um deles fugia e tínhamos que usar os camaroeiros para os apanhar lol Era como jogar ténis com uma bola que consegue alterar a trajectória em pleno ar lol. Foi giro mas fiquei com a sensação que passei um dia a apanhar pássaros e não fiz nada de jeito, por isso já disse à Justyna que amanhã é zebras pela manhã e melros pela tarde.
Miejsce Polska
O Inverno já se faz sentir e as árvores já perderam as folhas quase todas.
Pensamento do Dia: Como já disse, passei o dia todo à volta dos zebras e estar tanto tempo a vê-los naquela sala isolada de todo o mundo fez-me pensar um pouco. Havia lá uma gaiola inteira que só tinha machos e fêmeas nascidos ali mesmo, ou seja, nunca viram a luz do sol e não conhecem nada para além daquelas paredes brancas. Uma pena perpétua que começou no momento em que nasceram. Pensando no assunto, qual será o nosso verdadeiro interesse? Os zebras que lá vivem certamente não vão benificiar nada com esta experiência e dizer que o biólogo não tem culpa e apenas pôe mais uma peça no puzzle não ajuda a responder a pergunta. Talvez seja algo tipo jardim zoológico e uns poucos têm que ser alvo de stress para que mais pessoas conheçam um pouco da biologia da espécie.
Ou talvez só estão lá para ser usados e não importa o bem estar. Servem como replicados, dão origem a números e pronto. O tempo passará, a vida deles é só esta e não viram a luz do sol. E o pior é que no estado em que estão, soltá-los nunca seria uma solução. Até para se ser pássaro é preciso ter sorte!

4 comentários:

  1. É por essas e por outras que desejo não trabalhar em laboratórios mesmo que seja em biologia ambiental!

    E de preferência convenser os bichos a participarem na experiência e não a obriga-los a isso!

    Mais uma razão para gostar de golfinhos hihi

    ResponderEliminar
  2. http://www.sonymusic.pt/Includes/Modulos/PopupAudio.php?Dir=DIR_V_AUDIO&NomeAudio=magalhaes/01_O_Teu_Computador.mp3

    pessoal tomem novidades de Portugal xD

    ResponderEliminar
  3. Bom Pedro... Eu agradeço que nos queiras manter informados, mas acho que passávamos bem sem tal novidade! A parte mais assustadora é quando ele diz que é o PRIMEIRO disco...!! A música é sem comentários, ficámos apavorados! lol

    ResponderEliminar
  4. eu acho fantástico xD agora passo o dia a ouvir isto ahah

    LOL

    também tem site com mais cenas

    http://www.cdmagalhaes.com.pt/

    weeeee

    ResponderEliminar