sábado, 14 de novembro de 2009

2012

Hoje encontrámo-nos com o Serhiy e antes de irmos para o cinema Kijów comemos uns calzones muito bons. (uma espécie de pão feito de massa de pizza e com recheio de ingredientes de pizza) Quanto ao cinema em si, aquilo era num daqueles cinemas tradicionais, fora dos centro comerciais e onde só existe uma sala que é gigantesca e tem um ecran a condizer. Conseguimos lugares mesmo no meio da sala e fomos ver o filme 2012. O filme basicamente conta a história do fim do mundo com imensos efeitos especiais à mistura e a história é contada com todo o exagero e cenas tipicamente desnecessárias de Hollywood. (as frases que se seguem contam pormenores do filme por isso se quiserem mesmo ir ver o filme sem saber nada de nada, não leiam o resto).
Houve lá umas quantas coisas que nos fizeram imensa "comixão" e entre elas foi terem andado a recolher animais muito ao estilo da história da Arca de Noé e quais foram os animais escolhidos? uma giraja, um elefante, um gorila, enfim, mamíferos grandes e carismáticos! Ora de que vale salvar animais se os ecossistemas onde eles se inserem já não existem?
Outra coisa foi ter morrido assim do nada uma das personagens importantes e quem devia ter ficado afectado com isso parece que a esqueceu em segundos!
Basicamente o filme parece uma série de acontecimentos péssimos e extremamente improváveis uns a seguir aos outros e ficamos com a sensação que quem fez o filme não tinha nenhuma mensagem a
transmitir (ou então queria transmitir que tudo é por acaso!).
Miejsce Polska

Hoje fomos a Nowa Huta, não para fazer turismo, mas para tentar comprar roupa! Fomos a um sítio que segundo a Wioleta, todos os habitantes de Cracóvia conhecem para fazer compras por ser barato, e lá fomos! Chama-se Tomex, e é uma autêntica feira, com barraquinhas e feirantes. A diferença é que não tem ciganos e a "feira" é como se fosse um centro comercial ao ar livre! Tem de tudo e funciona durante toda a semana. Infelizmente não encontrámos nada do nosso agrado e saímos de lá com as mãos a abanar... Mas já deu para conhecer uma zona da cidade inexplorada!

Pensamento do Dia: É impossível escolher de forma justa quem se vai salvar e quem vai ser deixado para trás. Como é que se decide quem merece viver? No filme tiveram que fazer essa decisão e basicamente sobreviveu quem tinha dinheiro para comprar o seu lugar. Talvez uma forma justa seria fazer uma selecção completamente aleatória e assim tinha-se uma boa probabilidade de tirar uma amostra representativa da sociedade. Este raciocínio poderia continuar e no final acho que a conclusão seria sempre que não há forma realmente justa de decidir sobre a vida de alguém.

2 comentários:

  1. Eles precisavam de dinheiro para construir as arcas!!! Não sei de que serve o dinheiro se o mundo como conhecemos vai acabar...

    E os acontecimentos geológicos não são aleatórios! A Sequência até está correcta, mas a escala é mesmo de quem não ligava às aulas de ciências! =P

    E o filme transmite uma mensagem! Nesta sociedade ou és VIP/útil ou então és esquecido! É o "salve-se quem poder" não contes com o estado para te proteger!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com alguns aspectos, mas não com todos!

    Mas adiante, a parte americanizada do herói da pátria mete nojo como sempre. A parte romântica prevista desde o início também. Além disso, o facto de só um geólogo no mundo saber o que se passa é estranho! Para não dizer que houve reuniões com políticos, mas nenhuma reunião internacional com os melhóres geólogos! =D Interessante... Enfim, os americanos egocêntricos, como seria de esperar!

    Fiquei desiludida, estava à espera que mudassem o guião, mas bom, é um filme americano e comercial, já devia estar à espera!

    ResponderEliminar