quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Passeio á pedreira gelada

Hoje foi dia de passeio. Sem grande rumo, decidimos ir almoçar umas calzones que são assim uma espécie de pizza dobrada por si mesmo por isso por fora é só massa e por dentro tem o que uma pizza normal teria. Quando íamos a sair vimos uma igreja que nunca tínhamos visitado apesar de estarmos fartinhos de lá passar e ainda por cima a Violetta já tinha dito que tinha uns vitrais muito bonitos feitos por um senhor importante. Era realmente espetacular porque, ao contrário das nossas igrejas, esta tem imensa côr tanto nos vitrais como nas paredes e no tecto!
Depois apanhámos o tram e umas 4 ou 5 paragens depois, estávamos numa espécie de parque onde sabiamos que havia uma pedreira abandonada que agora estava alagada.

Confesso que não sei se são de javali ou de veado mas haviam várias e é incrível haver isto mesmo no meio da cidade!

A água da pedreira já estava toda gelada e como se podia caminhar por cima, houve quem aproveitasse para escrever ou desenhar coisas.

Mais à frente deparámo-nos com uma cena impressionante! Junto a um buraco feito no gelo estava uma senhora já com uma boa idade a despir-se e a preparar-se para mergulhar. Ficámos lá a ver o espetáculo claro.

Havia bastante neve por aqueles lados

Ao jantar estivémos a falar com o Serhiy e ele contou-nos que na Ucrânia a prática de mergulhar no gelo até é comum e existe um feriado que era algures por volta de 18 de Janeiro onde as pessoas vão de propósito ao rio ou lago para mergulhar no gelo! Ele diz que costuma fazê-lo todos os anos e que nós também devíamos experimentar porque faz bem ao corpo e ao espírito. É bem capaz de ter razão porque aquela velhota que vimos a mergulhar tinha a pele bem lisinha e quando saiu da água vinha toda vermelha, ou seja, provavelmente é a circulação superficial a funcionar a todo o vapor. Por outro lado, só o facto de termos o autocontrolo necessário para mergulhar em água gelada já é algo com que nos deveríamos orgulhar. Segundo o Serhiy, mergulhar em água gelada faz-nos sentir mesmo vivos. Um dia ato uma corda à volta da cintura, dou a outra ponta a alguém que esteja na margem só por motivos de segurança e salto lá para dentro! Se os Ucrânianos fazem isto todos os anos, porque não hei-de eu conseguir também?!

2 comentários:

  1. Simples, não és ucraniano nem polaco, és tuga e para ti água a 18ºC é gelada! Quanto mais a 1ºC, atira-te mas é a um lago de um hospital, Patty! Põe mão nesse gajo!!

    ResponderEliminar
  2. Ahahha eu voto VAI!!!
    Aproveita os últimos (por agora) dias aí, que melhor maneira de se despedirem da Polónia? :P
    (por favor filmem :P)

    ResponderEliminar