Pensamento do Dia: O Outono está a chegar.
O Blog que acompanha a nossa estadia em Cracóvia.
Pensamento do Dia: O Outono está a chegar.
Hoje chegaram as nossas novas vizinhas que vieram ocupar o lugar que o simpático Curdistanês deixou vago. Como mandam as regras da boa educação, fui lá cumprimentá-las (e tentar saber mais coisas sobre elas) e fiquei a saber que eram umas miúdas (aparentemente) mentalmente retardadas porque reagiram como pitas do 7º ano ou seja, com muitos risinhos e trocas de olhares entre elas. Mas de qualquer forma fiquei a saber que eram as duas da Hungria o que já valeu a pena o sacrifício. Só mais tarde é que vimos nesse mesmo quarto outra miúda que ficámos a saber que era da Coreia do Sul ou seja, ia ter que partilhar o quarto com uma das pitas… é preciso ter azar! Entretanto fomos finalmente conhecer o meu orientador do Erasmus e apesar de termos dificuldade em dar com o sítio e ultrapassar as barreiras linguísticas no início, lá conseguimos encontrar-nos com ele. Felizmente que ele é muito fixe e sorri com facilidade, criando rapidamente uma sensação de empatia. Depois de conversar com ele fomos lá abaixo aos laboratórios (que estão muito mais bem equipados que os da fcul) e vi finalmente os Zebra Finches com os quais julgo que vou trabalhar.
Odstęp Polska Pode-se entrar nos autocarros por qualquer porta e espera-se que quem tem bilhete o valide nas máquinas que estão lá dentro. O curioso é que por cada paragem só um ou dois marmanjos é que vêm picar o bilhete ou seja, ou todas as outras pessoas que entraram têm um passe mensal ou então anda tudo “á pica”. Para além disso, hoje fomos comprar bilhete já dentro do autocarro e o condutor vendeu-nos mas muito contrariado como se estivesse a pensar “porque raio é que estes não entram sem pagar como toda a gente?!”
Pensamento do Dia: “São estúpidas” Foi a primeira coisa que o Pio disse quando entrou no quarto, com uma expressão de confirmação na cara, depois de vir da conversa com as Húngaras. Nota: Hoje fizemos uma filmagem aqui no quarto mas infelizmente esqueci-me de trazer o cabo para ligar a câmara de filmar ao portátil por isso quando comprar o dito cabo, publico o vídeo.
Odstęp Polska
Espalhados pela parte velha da cidade existem estas alminhas com ar infeliz que seguram cartazes durante todo o dia. Parece que não servem para mais nada e é um pouco degradante na nossa opinião.
Pensamento do Dia: Os polacos também têm uma Lua.
incómodo de devorar um habitante da cidade e para evitar isso, o rei decretou que quem fosse que matasse o dragão recebia a mão da sua filha em casamento. Ao soar a notícia, muitos bravos cavaleiros vieram para o matar mas nenhum conseguiu. Foi então que um costureiro do povo teve a ideia de matar um cordeiro, vesti-lo com roupa de pessoa e mascará-lo de forma a enganar o dragão. Dentro do boneco que tinha criado, colocou muito pó de enxofre e quando o dragão o comeu ficou com tanta mas tanta sede que foi beber água ao rio Vístula. Bebeu água sem parar até que explodiu. (lol) E assim o costureiro casou com a princesa e viveram felizes para sempre.
Pensamento do Dia: No edifício principal da Universidade de Jagiellonian existe uma espécie de relógio de cuco e às 15 horas saiem uns bonecos e um deles é o reitor da universidade! Prometo que quando tiver, publico uma foto disso! Por enquanto deixo só o relógio parado.
Hoje foi dia de arrumações! Comprámos panos para limpar os armários e estantes e começámos finalmente a desempacotar a bagagem! Infelizmente, o nosso vizinho do Curdistão estava a fazer o oposto, a empacotar tudo para ir embora! De qualquer das formas houve tempo para uma conversa amigável entre ele e uma ucraniana que dava uns toques no português do Brasil. Chama-se Djana (obviamente não é assim que se deve escrever mas era assim que soava =p) e é muito simpática, porém infelizmente também vai embora daqui a uns dias.
A primeira palavra acho que toda a gente consegue ler mas a segunda é que é mais gira porque é (+-) Joãodcova :P Este rótulo foi arrancado de uma garrafa que estava esquecida num muro (o que provocou umas reacções de nojo nas caras de quem vinha atrás de nós lol). Em casa da minha irmã (antes de virmos para aqui) o namorado dela que é Polaco, ensinou-nos umas palavritas e usou esse rótulo como uma forma de nos exemplificar a forma de ler as letras diferentes.
Pois é, apenas uma vogal "normal"! Digam-me lá como raio é que se lê isto porque eu não sei! lol
Pensamento do Dia: Os Polacos têm a cara larga.
(quando tiver uma foto a comprovar, ponho-a aqui para perceberem o que quero dizer!)